Você sabe o que estudar para o ENEM? Saiba aqui!

Exame Nacional do Ensino Médio ocorre todos os anos e é extremamente importante para os estudantes brasileiros. Mas o que estudar para o ENEM? A resposta para essa pergunta deve estar clara na mente dos candidatos.

Afinal, é preciso alcançar médias mínimas no Exame Nacional para que se possa utilizá-lo para conseguir vagas em universidades. Além disso, a depender da pontuação você ainda pode conquistar uma bolsa com a nota do Enem.

É por isso, então, que saber quais são os conteúdos que caem no ENEM e a qual disciplina eles se referem. Junto a isso você encontra outras informações importantes para o seu preparo para essa prova tão importante para o seu futuro.

Quais são as disciplinas que caem no ENEM?

Primeiramente, é importante entender que o Exame Nacional do Ensino Médio, conforme o nome já indica, destina-se à análise dos conhecimentos dos estudantes que concluíram essa fase de estudos.

Por isso, as disciplinas e conteúdos das questões dizem respeito às matérias tradicionais desses anos de estudo, ou seja, do ensino médio. São elas, então, que compõem o que estudar para o ENEM.

Dessa maneira, a prova serve, ao mesmo tempo, para analisar o conhecimento do estudante, bem como para ser uma chave de conquista de vagas universitárias e bolsas de estudos.

Cabe lembrar, da mesma forma, que muitas pessoas que já concluíram o ensino médio ou, então, que ainda não estão prestes a acabá-lo, também podem fazer a prova.

Nesses casos podem ser treineiros (para o caso de quem ainda não chegou ao terceiro ano do ensino médio) ou pessoas que querem seguir um caminho universitário.

Quais são as disciplinas e conteúdos que têm cobrança no ENEM?

Para saber o que estudar para o ENEM é preciso, então, analisar o programa de questões do exame, bem como as disciplinas e matérias que são típicas do ensino médio. Assim, abaixo as separamos junto aos principais conteúdos dentro de cada uma delas.

Ciências Humanas (História e Geografia)

São vários os conteúdos de ciências humanas que caem no ENEM. Eles se referem às disciplinas de História e Geografia. Confira:

  • O que estudar para o ENEM na disciplina de história: Escravidão, Conquistas trabalhistas, Ditadura no Brasil, Era Vargas, História do Brasil, O papel das mulheres, negros e homossexuais, Pós-guerra, República liberal, República oligárquica, Revolução Industrial, Revolução Russa;
  • Em Geografia: Agricultura, Conflitos por terra, Crescimento populacional, Energia, Impactos ambientais da poluição, Indústria brasileira, Movimentos sociais, Questão da água, Transportes, Urbanização e violência, Uso de mapas;

Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física)

Já as Ciências da Natureza também não ficam de fora da prova do ensino médio e, por isso, devem estar na lista do que estudar no ENEM. Vejamos:

  • Biologia: Ciclos biogeoquímicos: Biomas, Ecologia, Evolução, Fisiologia humana, Fluxo de energia, Genética e biotecnologia, Teia e cadeia alimentar;
  • Física: Correntes e potência elétrica, Electricidade, Energia, Fenômenos ondulatórios, Leis de Newton, Óptica, Mecânica, Termofísica;
  • Química: Cálculo de pH, Combustíveis, Compostos orgânicos, Equilíbrios químicos, Estequiometria, Funções orgânicas, Hidrocarbonetos, Isomeria, Neutralidade, Nomenclatura, Oxidação, Química e meio ambiente, Radiação, Reações orgânicas, Soluções químicas, Termoquímica.

Matemática

A matemática, é claro, não ficaria de fora do que estudar para o ENEM, até mesmo porque ela é uma disciplina importante a todo ensino, desde o infantil ao médio.

São os conteúdos matemáticos que se destacam no exame: Análise combinatória, Área, volume e perímetros, Equações de 1º e 2º graus, Estatística – média aritmética, moda e mediana, Funções de 1° e 2° graus, Grandezas proporcionais, Metro cúbico, Porcentagem, Probabilidade, Progressão aritmética e geométrica, Seno, cosseno e tangente e Trigonometria (triângulo retângulo e semelhança de triângulos).

Linguagem e códigos

Por fim, é preciso lembrar que a língua portuguesa é outra importante disciplina de todas as fases do aprendizado, inclusive o médio. É por isso, então, que os seus conteúdos estão dentro do que estudar para o ENEM.

Nesse caso, a língua portuguesa não se apresenta apenas em questões objetivas da disciplina, cabe dizer. Isso, pois, ela está presente em toda a prova, exigindo interpretação de textos em todas as perguntas de todas as matérias.

Igualmente, além dessas questões também há a redação, que exige preparo de desenvolvimento de idéias e contextualização, bem como reconhecimento da proposta da questão.

Veja, por isso, o que estudar para o ENEM dentro da matéria de língua portuguesa: Ambiguidade, Denotação e conotação, Figuras de linguagem, Funções da linguagem, Gêneros textuais, Interpretação de texto, Intertextualidade, Literatura, Modernismo e outros movimentos artísticos, Norma culta e popular, Síntese e resumo e Vanguardas européias.

Assim, agora que você já sabe o que estudar para o ENEM, não deixe de se programar para passar por todas as disciplinas e conteúdos. Para tanto, é importante ter um cronograma de estudos, junto à organização deles de acordo com sua rotina.

Com isso você alcança altas notas e, igualmente, aumenta as chances de conseguir vagas universitárias e bolsas de estudos.

Da redação:

 

Leave a Reply