Foto: Departamento de Medicina Veterinária/UFPR

UFPR faz primeiro implante de marcapasso em cão no Paraná

A equipe do Hospital Veterinário da UFPR realizou na última quarta-feira (20) o primeiro implante de marca-passo com eletrodo transvenoso em um cão no Estado. A paciente era um cadela de 8 anos com bradiarritmia, uma frequência cardíaca muito baixa, que causava síncopes (desmaios) e comprometia sua qualidade de vida.

O procedimento coordenado pelo pelos professores Marlos Gonçalves Sousa e Peterson Triches Dornbusch, do Departamento de Medicina Veterinária, é incomum no país e vai permitir que a cadela volte a desempenhar atividades físicas sem o risco de desmaios ou morte súbita.

“O procedimento representa um divisor de águas para a equipe do Hospital Veterinário e coloca a UFPR na vanguarda da cardiologia veterinária brasileira, inserindo-a no rol de entidades com a expertise para realizar procedimentos intervencionistas como parte das estratégias de tratamento das afecções cardíacas em animais”, declarou Sousa.

O Serviço de Cardiologia do Hospital Veterinário da UFPR atende de segunda a sexta-feira e realiza diversos diagnósticos, como eletrocardiografia, ecocardiografia com Doppler tecidual e avaliação de pressão arterial. O Hospital está localizado no Setor de Ciências Agrárias da Universidade (Rua dos Funcionários, 1540 – Juvevê – Curitiba/PR).

Mais fotos:

marcapasso-pioneiro-1

Fonte: paranaportal

parceiros 01

Um comentário

  1. Sabia que você consegue aumentar até 30% do seu faturamento e diminuir o seu trabalho como veterinário?
    BITVET – O melhor Software para clínicas Veterinárias BITVET
    https://bit.vet.br

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*