A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou nesta semana um memorando de entendimentos com o governo da Alemanha, que prevê ações conjuntas de pesquisa para aproveitamento energético de biogás em estaços de tratamento de esgoto. O compromisso foi firmado durante a Feira Internacional de Água e Resíduos Líquidos, Sólidos e Reciclagem (Ifat Entsorga), que acontece em Munique. É o maior do mundo na área de saneamento e a Sanepar é uma das 25 instituições brasileiras a participar.
O documento foi assinado com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), vinculada ao Governo Alemão e responsável pelo projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás). O projeto é fruto da cooperação técnica entre o governo brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades.
AÇÕES CONJUNTAS – O Probiogás atua no fomento da indústria nacional de biogás, aproxima as instituições de ensino e pesquisa e atua para a melhoria das condições regulatórias da área. O acordo prevê a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atividades de produção e difusão de conhecimento e de apoio a projetos de referência sobre aproveitamento energético de biogás em estações de tratamento de esgoto.
O memorando de entendimentos foi assinado pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e pelo diretor da GIZ no Brasil, e Wolf- Michael Dio. Também assinam o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, e o coordenador do projeto Probigás, da GIZ, Wolfgang Roller.
“A Sanepar já foi eleita a melhor empresa de saneamento do país e recentemente foi destaque no ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil. Tudo isso é reflexo do investimento em pesquisa e tecnologia, busca por boas parcerias e, claro, do trabalho incansável dos empregados da companhia”, afirma Chaowiche.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – A Feira Internacional de Água e Resíduos Líquidos, Sólidos e Reciclagem acontece a cada dois anos. Com o objetivo de promover a troca de experiências e trazer novas tecnologias para o Paraná, representantes de outras áreas do Governo do Estado também participam da feira.
Estão na comitiva paranaense o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Wilson Bley Lipski; o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Luiz Scrocaro, e o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza.
Até o dia 3 de junho estão programadas visitas técnicas a estações de tratamento de esgoto que utilizam tecnologias diferenciadas e também plantas de tratamento de resíduos sólidos e biológicos próximas a Munique.

Foto: Divulgação Sanepar
Fonte: Agencia Estadual de Noticia