Onofre Teles é homenageado com título de cidadão honorário de Paranavaí

Conhecido pela sua simplicidade, humanidade, e especialmente pelos seus dotes culinários, Onofre Ferreira Teles recebeu na noite desta segunda-feira, 19, no Palácio Legislativo Vivaldo de Oliveira, o título de Cidadão Honorário de Paranavaí.
Nascido no agreste pernambucano, na cidade de Bom Conselho, e morador de Paranavaí há mais de 50 anos, o homenageado não escondeu a alegria pelo reconhecimento.
Familiares, amigos e admiradores de Onofre Teles lotaram o plenário e prestigiaram a entrega da honraria, promulgada pelo Decreto Legislativo nº 010/2016, de autoria do vereador Aldrey Azevedo e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.
Em seu pronunciamento, o prefeito Rogério Lorenzetti destacou as inúmeras qualidades do homenageado e falou da alegria de encerrar seu mandato participando desta homenagem. “Não tem como contar a história de Paranavaí sem contar a sua história, Onofre. Esta é uma noite especial porque estamos homenageando alguém que fez a diferença em nossa cidade. Um homem de bom coração, trabalhador, que preza sua família e seus amigos. Que Deus continue o abençoando”, disse Lorenzetti.
O vereador Aldrey Azevedo, saudou o homenageado, recordando-se da sua infância e a convivência com a família Teles. “Não precisa palavras para falar de Onofre. […] conheci ele juntamente com os seus filhos [..] e levo inúmeras lições que o senhor me deu, juntamente com o Nandão (Fernando), Fred (Frederico) e com a saudosa Dona Lene […], homenagem que se estende a ela, sua companheira fiel de muitos anos, que lhe deu os melhores frutos de sua vida, seus filhos e netos. Quero agradecer os vereadores que acolheram de forma unanime, reconhecendo todo o serviço prestado pelo senhor. […] Parabéns e que Deus o tenha em um bom lugar”, proferiu o propositor da honraria.
Emocionado, Onofre Teles, foi representado por seu filho, Frederico Augusto Teles. “O que vou dizer deste cidadão, deste velhinho, deste baixinho que nós tanto amamos. Uma pessoa que a vida inteira se dedicou a servir. Tenho inveja de vocês que muitos finais de semana, Natal, Ano Novo, festas, passaram servindo-os e não conosco… sempre trabalhando. E nós dormíamos no restaurante, às vezes embaixo das mesas, para ficar perto dele e da minha finada mãe. Pessoa amorosa, dedicada e que não sabe falar não. […] Senhores eu não tenho palavras para agradecer a felicidade e o carinho que vocês demonstram com o meu pai através deste título […] Só peço a Deus que vocês convivam um pouco mais com este velhinho. […] Quero agradecer a todos que se fazem presentes, aos vereadores e ao meu “irmão” Aldrey. Nosso muito obrigado”, expressou Frederico.

Perfil do Homenageado

Nascido em 06 de Fevereiro de 1942, no município de Bom Conselho, Estado de Pernambuco, Onofre é filho do casal Manoel Ferreira Teles e Serafina Maria Teles.
Estudou em sua terra natal.
Em 1965, buscando novas oportunidades mudou-se para Paranavaí, mesmo ano que trabalhou como garçom, na Churrascaria Gaúcha, de propriedade de Labib Chab.
Casou-se com Leni Malavazi Teles, com quem teve dois filhos: Frederico casado com Francieli, e Fernando com Regina, os quais lhe renderam os netos: Gabriel, João Vitor, Maria Eduarda, Thomaz e Fábia.
Em 1968, resolveu investir no ramo alimentício e inaugurou a Churrascaria Farroupilha, e em 75, adquiriu o restaurante Charm na saída de Paranavaí para Maringá.
Posteriormente em 1980 tornou-se proprietário do restaurante Chapelão, e em meados de 85, inaugurou o Restaurante Chopão, ao lado do Posto Minas.
Desde então foram inúmeras as mudanças, passou por restaurantes e churrascarias, contudo o amor pela culinária e por servir as pessoas, sempre o motivaram a buscar inovações.
Visando novos horizontes, no ano de 90, assumiu a direção do restaurante do Clube Harmonia, no qual passou a ser responsável pela alimentação dos sócios e seus familiares. Exerceu essa atividade com maestria, sendo lembrado por todos pelo belo trabalho prestado naquela época.
Passados mais de quatorze anos, exatamente em 2004, novamente, encarou, juntamente com sua esposa e companheira, mais um desafio, a fundação do Buffet do Onofre, com a missão de realizar festas para o povo de Paranavaí.
Há 51 anos na cidade, considera-se “um autêntico paranavaiense, tendo elevada admiração pela cultura do trabalho, da ordem e da solidariedade, que são a marca do povo de Paranavaí”.

 

Mais fotos: 

15542042_701647146679329_746810453263802711_n 15590568_701647123345998_3371269805839774452_n

Fonte: Câmara Municipal 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*