Imagem: Canva

O mercado imobiliário de Paranavaí

Paranavaí está localizada no Noroeste do estado do Paraná, possui uma população de 88.374 habitantes em 2019, com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) que é de 0,763, que são excelentes índices de educação, e possui uma grande renda econômica no setor industrial, e conta com mais de 340 empresas nacionais e multinacionais. O amplo comércio de Paranavaí responde a 45% do valor da economia do município, enquanto a indústria corresponde aos outros 32%. Já o restante, que é cerca de 23%, está sendo formado pelos produtos primários da agricultura e da pecuária, que são eles, a produção e exportação de laranjas, além de outros produtos como as lavouras de mandioca, a plantação de algodão, as plantações de café, os criadouros de bicho-da-seda, pecuária que conta com pastagens, abacaxi e plantações de soja.

Além disso a cidade possui um comércio bem completo e atrativo que conta com grandes redes nacionais, além de diversas franquias de vários seguimentos. Paranavaí conta com estabelecimentos como os supermercados, hipermercados e um Shopping Center, que faz da cidade referência no setor de comércio, com opções de serviços e de lazer.

Na parte cultural Paranavaí conta com um dos mais modernos teatros do Paraná, o Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa, que foi inaugurado na noite do dia primeiro de abril de 2003, com o espetáculo O Segundo Sopro, do Balé Teatro Guaíra, está localizado no Centro Cultural Rodrigo Ayres, e possui 357 lugares, com um palco em estilo italiano, tem três camarins e um belo ar condicionado central que ajuda nos verões da cidade. A obra tem ainda um elevador para pessoas deficientes e um moderno sistema de som, que alcança todos os lugares do teatro.

E na cidade ainda existe o Festival de Música, Poesia e Contos de Paranavaí (Femup) que é um dos únicos do gênero no Brasil, e é realizado desde a década de 1960. E conta com o projeto Ler para Crescer, que é uma exposição de uma feira onde são colocados diversos livros e trabalhos para que todos os tipos de idade tenham acesso. Além do Teatro Municipal, a cidade tem uma Casa de Cultura, com um pequeno teatro para apresentações e eventos menores e a cidade de Paranavaí possui duas salas de cinema.

Com a ampla expansão do mercado imobiliário, as aquisições neste ramo aumentaram muito em todo território brasileiro. Já em fevereiro deste ano a Abevip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, informou um aumento de 30% na aquisição e na construção de casas / apartamentos em 2019, em comparação ao ano anterior. E essa estatística atingiu o mercado imobiliário de Paranavaí, que teve um desenvolvimento de 5,2%, ideal para investir nos imóveis em Paranavaí.

Foram ao todo, mais de 228 mil financiamentos. E 6,05 bilhões de reais, foram resultados das taxas e recursos de poupança, isso somente no mês de dezembro de 2018. E segundo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE, esse número está maior do que 24% do acumulado em novembro deste ano, e a mais de 64,5% no mesmo período de 2018. De acordo com os dados do SBPE, foram um total de 58,5 bilhões de reais na aquisição e na construção de imóveis em todo o ano de 2018.

 

Confira as maravilhas de realizar investimentos imobiliários:

Segurança para investir: Como o imóvel sempre está presente no nosso dia a dia, mesmo com crises e uma baixa economia, os imóveis se tornaram a melhor opção de rentabilidade, e ter a certeza que é um bem intocável, que pode resistir até mesmo com a possível falência dos bancos, ou financiadores de crédito, e também não pode ser congelado pelo sistema de governo, mas já contas bancarias corre esse risco. É extremamente estável, e isso é fundamental para quem planeja investir não apenas um imóvel, e sim vários.

Fica protegido da inflação: Automaticamente o INCC – Índice Nacional da Construção Civil, se atualiza e se instala no valor dos aluguéis, nas parcelas da compra de um imóvel, entre outros pagamentos e possíveis transações do mercado imobiliário, como uma modelo de índice de inflação e reajuste de valores do setor da construção civil. E ao investir em um imóvel próprio, essa taxa não ocorre.

 

Se torna uma forma de patrimônio: Em geral quando temos um patrimônio pensamos muitas vezes em se desfazer dele, e como não são todos que possuem disciplina para reservar um valor mensal para depositar em alguma aplicação financeira, fica quase impossível ter um patrimônio. Mas quando se adquiri um imóvel financiado, torna-se uma responsabilidade ter o dinheiro mensal para pagar a residência, essa ação vai ajuda criar uma disciplina financeira.

E um exemplo: Quando temos aplicações financeiras, sempre existe uma tendência a retirar o dinheiro quando aparece alguma necessidade, e as vezes agimos sem pensar. Mas com o capital investido em um imóvel, fica mais fácil controlar essa tendência de gastar o dinheiro, pois é preciso pensar mais, e não agir por impulso.

 

Possibilidade de renda: Ao investir no setor imobiliário, é possível gerar uma renda passiva, que é como se fosse um “salário”, em que você não precisa necessariamente trabalhar para conquistar. Veja bem, as vezes é mais sensato para algumas pessoas alugar um apartamento do que comprar um imóvel, já que algumas pessoas não possuem condições financeiras ou não estão em sua melhor fase de vida para adquirir uma casa, se você for o dono do imóvel é possível gerar lucros, que as vezes podem até pagar alguma prestação do imóvel e sobrar um dinheiro.

 

Investir em uma cidade que está em desenvolvimento e expansão, como é a situação de Paranavaí, traz um ótimo retorno financeiro, já que os imóveis podem se valorizar duas vezes mais, a cada dez anos. E se agora a cidade está entre as melhores para morar no Paraná, pela qualidade de vida que proporciona, em dez anos ela pode muito bem-estar em uma das melhores cidades do Brasil, então essa é a hora de procurar casas à venda em Paranavaí.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que eles também entendam como é importante investir em imóveis, ainda mais em Paranavaí que está se desenvolvendo!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*