Reprodução

Mascote do Projeto Educação Ambiental é desenho de aluno de Terra Rica

Foi divulgado nesta quinta-feira (27) o resultado do Concurso de Desenho e Redação do Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro, realizado numa parceria entre o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) e o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. A divulgação dos três premiados de cada categoria aconteceu durante uma cerimônia realizada no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, em Paranavaí. O evento contou com a presença de lideranças, alunos, professores e diretores das 25 escolas estaduais que participaram do Projeto Educação Ambiental. Todas as escolas são de municípios integrantes do CICA.

O mascote do Projeto é um desenho do aluno Franklin Peterson Pereira da Silva, estudando do 8º ano da Escola Estadual do Campo Monteiro Lobato, que fica no distrito de Ademar de Barros (Terra Rica). Ele é aluno da professora Fátima Maria Marcuzzi.

A melhor redação foi da estudante Gabrieli Schueroff Monteiro, aluna do 9º ano do Colégio Estadual do Campo José de Anchieta, que fica no distrito de Graciosa (Paranavaí). O professor dela é o Francisco Enéias Domiciano Cesco.

Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus (para a escola, professor e aluno) e placas (para a escola e professor). Os alunos que fizeram as melhores redações e desenhos ainda levaram para casa um celular (1º lugar) ou um tablete (2º e 3º lugar). Além disso, todos os alunos com trabalhos classificados durante a seletiva, seus respetivos professores e escolas, receberam um Certificado de Participação no concurso. Participaram onze escolas de Paranavaí, três de Alto Paraná, duas de Terra Rica, e uma escala de cada um dos seguintes municípios: Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Presidente Castelo Branco, Cruzeiro do Sul, Tamboara, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí e São João do Caiuá.

O Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro, foi lançado no mês de março e as ações atingiram cerca de 7.200 alunos do 6º ao 9º ano. Nos meses de abril e maio, 148 professores participaram dos encontros de formação do Projeto Educação Ambiental, onde foram discutidos separadamente os problemas que cada município enfrenta. Os encontros serviram como canais para disseminar e estimular a adoção dos Princípios 5Rs dos Resíduos – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, além de trabalhar com os professores o material do circuito ‘Tela Verde’, que são vídeos sobre questões ambientais que foram debatidos em salas de aula. A partir daí, o Projeto contemplou um concurso para a escolha do melhor desenho e a melhor redação feita pelos alunos.

O Projeto Educação Ambiental tem parceria da Prefeitura Municipal de Paranavaí, Fundação Cultural de Paranavaí, SESC, Grupo Educacional Fatecie, Coopervaí, Diário do Noroeste, deputado estadual Tião Medeiros, Panificadora Pão de Ouro, Pitta Informática, JR Sistemas, Magson, Top Limpeza, Scorpion Carrocerias e Leonardo Mateus.

Lideranças avaliam importância do Projeto Educação Ambiental

Segundo o secretário Executivo do CICA, João Marques, trabalhar as questões ambientais através do sistema de Consórcio, possibilita maior integração nas ações regionais. “Eu entendo o Consórcio como uma ferramenta de desenvolvimento regional. O CICA é um consórcio multifacetário, que nos possibilita uma gama de atividades e ações. Diante da situação difícil do país, o Consórcio é uma ferramenta para buscar alternativas conjuntas. Hoje estamos trabalhando 23 projetos dentro do CICA, entre eles o ICMS Ecológico, o Fundo da Sanepar, o destino correto de resíduos sólidos, e este projeto de Educação Ambiental. O que nos levou a fazer este trabalho, foi o fato de que, para defendermos a questão ambiental temos três elementos principais: o ar, a água e o solo. Sem estes três elementos nós não conseguimos viver. E hoje, infelizmente, as pessoas não têm muito conhecimento da problemática que é o lixo. Para mim, esta questão ambiental é um problema tão grande quando o tráfico de drogas e as guerras. Hoje não temos um metro quadrado de mar que não esteja poluído. Por isso fizemos as capacitações para os professores e envolvemos mais de 7 mil alunos trabalhando a questão dos 5R e da sustentabilidade. Mas a amplitude do projeto foi muito maior, porque cada aluno destes tem pai, mãe, irmãos, avós. No fim, este projeto abrangeu pelo menos 30 mil pessoas na nossa região, com uma ação que começou pequena. E isto é muito gratificante, ver os estudantes expressando este aprendizado através das redações e desenhos”.

“Este projeto, que hoje está chegando à etapa final, é mais uma ação no sentido de conscientização da nossa população através da Educação. Mais uma ação que acontece dentro da sala de aula, dentro do ambiente escolar. Estamos vivendo dias difíceis, no meio de um movimento de ocupação de escolas, de greve, mas todos estão buscando seu ideal, estão lutando, e nós também procuramos fazer a nossa parte, ajudando a desenvolver este projeto tão importante para a educação ambiental em nossas escolas”, avaliou o chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Pedro Baraldi.

O prefeito de Amaporã e presidente do CICA, Mauro Lemos, destacou que “é uma alegria estarmos aqui concluindo este projeto com este momento de premiação. Foi um trabalho em equipe brilhante, nesta parceria do CICA e do Núcleo de Educação. Desejamos que os novos prefeitos aproveitem este trabalho iniciado pelo CICA, para que os municípios possam continuar promovendo o desenvolvimento regional através da boa gestão dos resíduos sólidos e de outras ações conjuntas”.

Para a secretária municipal de Educação de Paranavaí, Cida Gonçalves, é fundamental discutir as questões ambientais em sala de aula. “Quero parabenizar o CICA e o Núcleo Regional de Educação pela iniciativa, porque a questão ambiental cada dia mais se torna uma questão de sobrevivência para nós. É um tema muito pertinente para ser discutido nas escolas, nos meios políticos e na esfera educacional. Acredito que realmente é preciso premiar os bons trabalhos, os esforços de cada escola e cada aluno. Nossa Secretaria participou na correção das redações e dos desenhos, e foi até difícil para selecionar, pois o nível dos textos era muito alto. Temas como este, de cidadania, tem que ser colocado com mais empenho de forma mais efetiva nas escolas”, frisou.

Confira os vencedores de cada categoria

REDAÇÃO

1º lugar

Aluna: Gabrieli Schueroff Monteiro (9º ano)

Professor: Francisco Enéias Domiciano Cesco

Colégio Estadual do Campo José de Anchieta – distrito de Graciosa (Paranavaí)

2º lugar

Aluno: Rafael Monteiro Zancanaro (9º ano)

Professor: Fernando Henrique Ottesbach Vicente

Colégio Estadual Olavo Bilac – Amaporã

3º lugar

Aluna: Sara Raissa Afonso dos Reis (9º ano)

Professora: Maria de Lourdes Ribeiro

Colégio Estadual Dr. Duilio Trevisani Beltrão – Tamboara

DESENHO / MASCOTE

1º lugar

Aluno: Franklin Peterson Pereira da Silva (8º ano)

Professora: Fátima Maria Marcuzzi

Escola Estadual do Campo Monteiro Lobato – distrito de Ademar de Barros (Terra Rica)

2º lugar

Aluna: Awdrey Katherine Moreira Silva Camargo (9º ano)

Professora: Juliana Serrano Dias Polli

Colégio Estadual Dr. Duilio Trevisani Beltrão – Tamboara

3º lugar

Aluno: Kauan da Silva Osvalt (6º ano)

Professora: Sandra Regina Aguilar

Colégio Estadual Sílvio Vidal – Paranavaí

Fonte: SECOM

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO!

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO!

Leave a Reply