(Imagem Reprodução)

COMO LIDAR COM OS ÁCAROS PARA EVITAR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Apesar de os ácaros só serem visíveis através das lentes de um microscópio, os problemas respiratórios que eles podem causar são enormes. Normalmente associados a ambientes sujos ou cheios de pó ou de poeira, essas pequenas criaturas na verdade podem surgir mesmo nos locais mais limpos da sua casa.

Segundo o site SaúdeLAB, os especialistas alertam, inclusive, que manter os cômodos da sua residência limpos é o mínimo a ser feito. Há uma porção de atitudes que todos na casa devem tomar para evitar o surgimento de problemas respiratórios.

Outro alerta feito por médicos é que os ácaros só causam reais problemas em quem já tem algum tipo de problema respiratório. Complicações como rinite, sinusite e asma podem se agravar seriamente se há presença de ácaros em casa. Quem está livre dessas alergias, no entanto, também precisa estar atento.

Cuidados diários para evitar a proliferação de ácaros

Não adianta você tirar o pó do chão se você não presta atenção aos travesseiros, ao colchão e às cortinas da casa. Esses três objetos, de acordo com especialistas, são alguns dos principais alojamentos de ácaros em uma residência. Veja alguns cuidados que deve ter em sua dia a dia.

Travesseiros, colchas, edredons e cobertores

Os travesseiros, por exemplo. Segundo os médicos, em dois anos de uso é normal que um terço do peso desses objetos seja composto por ácaros. Portanto o maior cuidado a ter com os travesseiros é trocá-los com certa frequência. Além de ficarem sujos e amarelados com o tempo, podem ser uma colônia enorme de ácaros.

Quem é uma pessoa alérgica precisa ter atenção com travesseiros de ervas, como os de aloe vera. Produtos feitos com plumas, então, nem pensar. Isso porque esses materais acabam sendo uma casa perfeita para ácaros se desenvolverem. O ideal é um travesseiro de látex ou de espuma. Caso opte por um de pluma, use uma proteção antiácaro, de preferência com zíper.

Por fim, caso precise lavar um travesseiro, opte sempre pela lavagem a seco, pois a umidade deixa os objetos com um ambiente ideal para a proliferação dos micro-organismos.

Outros grandes vilões de um ambiente sem ácaros são as colchas, cobertores e edredons. A dica é trocar todos os dias. Apesar de isso ser nada prático, é o mais recomendado, visto que são objetos de grande tamanho e acabam sendo casa para ácaros. Almofadas e colchões, por outro lado, devem ser higienizados toda semana.

Pisos, cortinas e persianas

A maioria das casas modernas costuma vir com pisos fáceis de limpar, como porcelanato ou cerâmica. Caso a sua residência tenha carpete, é preciso ter um pouco mais atenção na hora de fazer a limpeza. Eles acumulam muita poeira, o que de forma geral não é nada bom para quem tem alergias.

As cortinas e as persianas também devem ser obeto do seu cuidado. Lave-as uma vez por semana no mínimo. Isso principalmente se você tem o hábito de colocar travesseiros e almofadas nas janelas para tomarem sol. O sol mata parte dos ácaros apenas, deixando alguma parte para trás. O que fica pode ou permanecer nos travesseiros ou “migrar” para as cortinas.

Animais de estimação

Calma: não é preciso doar seu animalzinho de estimação caso tenha um. Se você for um dono cuidadoso, não há qualquer problema em ter um pet em casa. Tudo que precisa fazer é limpar as patinhas dos animais caso eles frequentem a rua, tendo atenção para fazer isso sempre que eles voltarem para casa.

Use um sabão neutro ou lenço umedecido. Um sabão antibacteriano também é uma solução. Caso seja um animal muito peludo, principalmente no caso de cães, o ideal é dar um banho pelo menos uma vez por semana.

Receita caseira para eliminar ácaros

As receitas caseiras de limpeza quase sempre envolvem diluir bicarbonato de sódio ou vinagre em porções de água. Por isso caso queira eliminar quase 90% dos ácaros dos objetos de sua casa, basta passar neles um paninho umedecido com essa mistura.

Lembramos que esse assunto é bastante sério e que deve ser entendido como tal. O Brasil é um dos países com a maior população alérgica do mundo. Por isso ter um cuidado diário com a limpeza geral de sua casa é a melhor forma de evitar a proliferação de ácaros em sua residência.

Fonte: Lucas Almeida /Link Building Assistant

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*