Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Simuladores de direção garantem resultados positivos a candidatos à CNH

A legislação de trânsito estabelece a obrigatoriedade do simulador de direção como parte do processo de aprendizagem para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Paranavaí, dois desses equipamentos estão em funcionamento desde março deste ano.
Por causa do alto custo dos aparelhos, as quatro autoescolas da cidade se uniram para tornar possível a implantação e o uso dos simuladores, que estão disponíveis para alunos de todos os estabelecimentos. O agendamento é feito de acordo com a demanda.
Proprietário de uma autoescola de Paranavaí, Rogério Romanini da Silva explicou que o equipamento é importante para que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre o funcionamento dos veículos. Ao passar pelo treinamento, o candidato à CNH “vem com uma noção do que é a direção”.
Essa etapa da preparação para conseguir a habilitação é obrigatória para todos os alunos, até mesmo para aqueles que já sabem dirigir. Na opinião de Otávio Augusto de Oliveira Souza, proprietário de outra autoescola de Paranavaí, a resposta das pessoas que passam pelo simulador tem sido positiva.
De acordo com Souza, o equipamento permite experimentar situações adversas que nem sempre as aulas práticas pelas ruas possibilitam. Além disso, os alunos recebem conhecimentos teóricos sobre o carro e a maneira correta de dirigir. Essa etapa da aprendizagem se estende por cinco aulas de 50 minutos cada.
O uso do simulador é exclusivo para quem vai tirar a CNH na categoria B, ou seja, para dirigir carro. As aulas acrescentam aproximadamente R$ 350 ao valor total do processo, que é para cobrir alguns custos, como a locação dos equipamentos e o pagamento do instrutor.
Para cumprir a etapa do simulador é preciso ter passado por algumas fases: testes psicológico e de vista e aulas teóricas seguidas de avaliação. Depois de utilizar o equipamento, o aluno cumpre a carga horária de aulas práticas e segue para a prova final.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*