Procon dá orientações para evitar transtornos durante greve dos bancários

A greve dos funcionários bancários costuma trazer diversos transtornos e dificuldades aos consumidores. O atraso no pagamento das faturas pode implicar em multas e juros. Mas hoje boa parte das dívidas pode ser pagas nos serviços de caixas eletrônicos, em lotéricas ou banco online que o consumidor acessa no seu computar ou smartphone. Vale dizer que, em alguns casos, as penalidades poderão ser consideradas indevidas.

Ressalta-se que, caso os bancos não ofereçam aos usuários condições de efetuar seus pagamentos, o Procon pode intervir no caso de cobrança de juros e multas. Diante da paralisação dos funcionários dos bancos, o Procon de Paranavaí dá algumas orientações importantes para os consumidores. Segundo o Sindicato da categoria, o início da paralisação está previsto para esta terça-feira, dia 6 de setembro.

“Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor, antes do vencimento da fatura, entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, etc. O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e­mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, sempre), para que, caso o fornecedor não o atenda, na tentativa de quitar o débito, o mesmo possa reclamar junto ao Procon”, destaca a coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Cruz de Campos Garcia.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon ou um dos canais de atendimento como o www.consumidor.gov.br. Mais dicas podem ser encontradas na página do Procon de Paranavaí no Facebook:www.facebook.com/proconpvai

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*