Penitenciária de Cruzeiro do Oeste promove Campeonato de Futsal

Publicado em 20/11/2015 15:20

A Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) – unidade de regime fechado do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) – promove neste mês o 1º Campeonato de Futebol de Salão da unidade, em conjunto com Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professor João da Luz.

Com participação de 80% dos detentos, a competição tem como objetivo principal proporcionar aos presos disciplina por meio do cumprimento de regras, organização e da cooperação que fazem parte do esporte. As atividades acontecem durante as aulas de Educação Física.

“O esporte proporciona a conscientização dos princípios de respeito, utilizando o futsal como instrumento pedagógico de valorização ética e moral”, enfatiza o professor que ministra as aulas, Renato de Oliveira.

De acordo com o diretor da unidade penal, Arnobe Lemes dos Reis, as atividades são desenvolvidas para estabelecer um clima de harmonia e descontração entre os presos, principalmente neste período do ano, próximo do Natal. “A promoção dessa atividade só foi possível graças ao empenho de cada setor e, também, ao bom comportamento dos presos, um dos critérios para a autorização do campeonato”, afirma.

Para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, o esporte, além trazer benefícios à saúde dos presos, contribui para a segurança da unidade. “Nós temos um resultado prático bastante interessante, na medida em que você baixa o nível de estresse dentro das unidades por meio da prática esportiva”, declara.

REGRAS – O campeonato, que está em fase inicial, é disputado na forma de eliminatórias simples. Cada galeria formou sua equipe e os vencedores vão avançando para a final. Será premiada a equipe campeã, a vice-campeã e o terceiro lugar, além de medalha para o artilheiro da competição e do goleiro menos vazado.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*