Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Jayme Canet ganhou destaque durante a Maratona de Matemática realizada pela Secretaria de Educação de Paranavaí. Este ano, a instituição conquistou novamente o prêmio geral e individual. (Foto Divulgação)

Paranavaí-Escola Jayme Canet conquista prêmio geral e individual da 32ª Maratona de Matemática

A Escola Municipal Jayme Canet conquistou o primeiro lugar geral da Maratona de Matemática, com a média mais alta alcançada pelos três alunos participantes – 9,88. Além disso, os três alunos que representaram a escola, levaram os troféus e prêmios dados aos 10 primeiros lugares.

 

O garoto Daniel Coelho Virmond foi o grande campeão individual. Com uma prova perfeita, ele alcançou a média 10,0, um feito pouco registrados ao longo das 32 edições da Maratona. Segundo ele, o seu sonho é se tornar um cientista e fazer pesquisas e grandes descobertas que ajudem muitas pessoas.

 

A aluna Deisy Emanoeli da Silva, que quer ser médica veterinária, ficou com o 2º lugar. A média dela foi de 9,99. Outra aluna da Escola Jayme Canet que ficou entre os destaques da Maratona foi a Taiani Peres Luz. Ela conquistou o 6º lugar com média 9,65 na prova.

 

Exemplo – O momento mais emocionante foi a entrega do prêmio para o 3º lugar da competição. Lorena Luísa da Cruz é aluna da Escola Municipal Cecília Meireles. Ela obteve a média 9,98 na Maratona de Matemática. E foi o motorista do transporte escolar, que a leva para a aula todos os dias, que contou a história da Lorena para as supervisoras da Secretaria de Educação. Ela é uma aluna dedicada, que mora em uma Vila Rural de Paranavaí e, todos os dias, às 5h, já está no ponto esperando para pegar o ônibus escolar e não perde aula nem nos dias mais frios ou de chuva.

 

“Todos os anos nós damos uma bicicleta para o campeão da Maratona. Este ano tínhamos decidido dar o prêmio para o 1º e 2º lugar – uma bicicleta para cada. Mas quando soubemos a história da aluna, que ficou em 3º lugar e com uma nota tão alta, não resistimos e fomos em busca de parcerias para premiá-la também como uma bicicleta”, contou a supervisora Maria Nilzete Carvalho de Oliveira, responsável pela organização da Maratona.

 

Sobre a Maratona – A Maratona de Matemática já está na sua 32ª edição e tem o objetivo de estimular a capacidade intelectual das crianças através do raciocínio lógico e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática. Este ano, 57 alunos dos 5ºs anos das 19 escolas municipais fizeram a prova, realizada em novembro. Cada escola selecionou três alunos, que se prepararam intensamente durante todo o ano para o teste que marcou a conclusão do Ensino Fundamental. No dia da prova, todos os alunos participantes da Maratona já receberam, cada um, uma medalha de participação e um kit de material escolar.

 

Nesta edição, a média das notas também foi mais alta do que em anos anteriores. A médica geral foi de 8,43 e as notas dos 17 melhores alunos foram acima de 9,0. “Estes alunos já estão finalizando a etapa da educação municipal. No próximo ano eles já estarão na rede estadual de ensino e é uma satisfação e um orgulho muito grande ver estes resultados, notas tão boas. A correção das provas foi muito difícil, porque o nível de conhecimento destes alunos é evidentemente muito alto. Ver o esforço destas crianças e a qualidade de ensino que eles receberam nas nossas escolas, nos deixa muito tranquilos de saber que estes alunos estão indo para o 6º ano muito bem preparados e com muita chance de sucesso na vida”, avaliou a secretária de Educação, Adélia Paixão.

 

O prefeito KIQ participou da premiação das escolas e dos alunos que se destacaram na 32ª Maratona de Matemática. “Como prefeito, eu sou muito questionado sobre quais obras estamos fazendo na cidade. Mas é preciso que as pessoas entendam que o que faz uma cidade crescer, o que faz uma Saúde de qualidade, uma Educação de qualidade, são os profissionais que trabalham em cada um desses setores. Por isso, quero parabenizar aos professores e diretores das escolas por esse brilhante trabalho que estão fazendo com nossas crianças, ajudando-as a terem uma perspectiva de um futuro de sucesso. Porque estas crianças aqui são o futuro da nossa cidade, são a esperança de fazermos uma história diferente para a nossa comunidade. E eles já provaram que são capazes, porque têm determinação, dedicação e assumiram o compromisso de aproveitar cada chance de crescer”, destacou KIQ.

 

 

Confira a classificação e as notas dos alunos e escolas premiadas:

 

 

Melhores alunos

1º lugar – Daniel Coelho Virmond – Esc. Mun. Jayme Canet – 10,0

2º lugar – Deisy Emanoeli da Silva – Esc. Mun. Jayme Canet – 9,99

3º lugar – Lorena Luísa da Cruz – Esc. Mun. Cecília Meireles – 9,98

4º lugar – Mariana Longen Rohling – Esc. Mun. Maria Schueroff Back – 9,97

5º lugar – Lohan Luka Andrade dos Reis – Esc. Mun. Getúlio Vargas – 9,75

6º lugar – Taiani Peres Luz – Esc. Mun. Jayme Canet – 9,65

7º lugar – Felipe Moreira Jovino – Esc. Mun. Maria Schueroff Back – 9,58

7º lugar – Giovana Iunklaus Rohling – Esc. Mun. Maria Schueroff Back – 9,58

7º lugar – Tiago Novaes da Silva – Esc. Mun. Neusa Pereira Braga – 9,58

8º lugar – Jéssica Marinho da Silva Sá – Esc. Mun. Santos Dumont – 9,55

9º lugar – Ricardo Boulos Saad da Silva – Esc. Mun. Rotary Arenito – 9,31

10º lugar – Ana Beatriz de Souza F. Lima – Esc. Mun. Dr. José Vaz de Carvalho – 9,28

 

 

Melhores escolas

1º lugar – Escola Municipal Jayme Canet – 9,88

2º lugar – Escola Municipal Maria Schueroff Back – 9,71

3º lugar – Escola Municipal Cecília Meireles – 9,21

4º lugar – Escola Municipal Getúlio Vargas – 9,01

5º lugar – Escola Municipal Neusa Pereira Braga – 8,95

6º lugar – Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes – 8,94

7º lugar – Escola Municipal Hermeto Botelho – 8,79

8º lugar – Escola Municipal Santos Dumont – 8,77

9º lugar – Escola Municipal Santa Teresinha – 8,73

10º lugar – Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho – 8,26

 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*