Foto: Divulgação

Inscrições para o Encceja vão de 7 a 18 de agosto

Os brasileiros que não possuem ensino fundamental ou médio terão uma nova chance de dar continuidade aos seus estudos. Ontem, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 
As inscrições do exame – que certificará tanto para o ensino fundamental quanto o médio – são gratuitas e podem ser feitas no período de 7 a 18 de agosto. 
O que é?
O Encceja (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) existe desde 2002 e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
Até 2009, o Encceja certificava a conclusão dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. De 2010 em diante, o Enem passou a certificar os estudantes no Ensino Médio, mas, segundo o ministério da Edicação, o Enem é uma prova muito elaborada para quem deseja apenas a sua certificação do Ensino Médio, pois tem como foco os estudantes que já concluíram o Médio e pretendem ingressar na Universidade. 
“O principal motivo de mudança é que o Enem, na sua estrutura original, não é um exame para certificação de ensino médio. O Encceja é muito mais preparado para essa certificação. Outro fator para mudança são as taxas de aprovação: menos de 10% dos alunos conseguiam a certificação, o que nos obrigou a retomar o Encceja”, afirmou a presidente do Inep, Maria Inês Fini. 
Segundo levantamento, 7,7% dos candidatos do Enem tiveram nota mínima para pegar o diploma. 
ORIENTAÇÕES – Para efetuar a Inscrição para o Encceja 2017, o interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do seu Documento de Identidade. 
No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, o Responsável Pedagógico deverá informar, no ato da Inscrição para o Encceja 2017, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Documento de Identidade ou do Número de Identificação Interna do interessado. 
Para participar do Encceja, é preciso idade mínima de 15 anos – completos até o dia da prova (para a certificação no ensino fundamental) e de 18 anos (para a certificação no ensino médio). 
Os candidatos se submeterão a provas objetivas em quatro áreas de conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. Para ser aprovado, o estudante deve atingir no mínimo 100 pontos (de 60 a 180), além de 5 pontos na redação (que vai de 0 a 10). 
As provas serão aplicadas em 8 de outubro. Serão 564 municípios participantes, entre eles Paranavaí. 
Os cadernos de estudo podem ser acessados pelo site do Inep pelo seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja

Fonte: Diário do Noroeste

Um comentário

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*