Foto Reprodução

Você sabe os benefícios que fazer uma sauna traz para você?

Da Redação

A sauna é uma técnica criada por finlandeses, há mais de 9 mil anos.  Na época, o ambiente era considerado sagrado, pois seus criadores achavam que além de todos os benefícios que são oferecidos à saúde, praticá-la também era um ritual de purificação.

 

Há pouco tempo, era possível encontrar saunas apenas em clubes, academias ou em algum hotel 5 estrelas. Porém, hoje, a maioria dos condomínios residenciais já oferecem esse ambiente, como um atrativo aos seus moradores.

 

Mas você sabe quais são os verdadeiros benefícios que realizar uma sessão de sauna faz para o seu corpo? Se não, venha com a gente e descubra!

Benefícios para pele

Esse ambiente relaxante oferece inúmeras vantagens para a sua pele. Isso porque, com a elevação da temperatura, o organismo começa a transpirar e, por consequência, abrir os poros da pele, permitindo que impurezas sejam eliminadas.

 

Para isso, é necessário que você saiba qual tipo de sauna frequentar — seca, a vapor, elétrica, à lenha ou a gás. Além disso, a sauna também ativa e melhora a circulação sanguínea, melhorando a saúde do coração.

 

Dentre os benefícios para a pele, podemos destacar:

 

  • Limpeza dos poros;
  • Redução de flacidez;
  • Mais facilidade de esfoliação;
  • Evita a retenção hídrica;
  • Favorece a depilação,
  • Hidrata a pele.

 

Porém, é muito importante lembrar que uma sessão de sauna deve durar no máximo 15 minutos. Os momentos mais recomendados para fazê-las são nas estações mais frias como o outono e inverno.

 

Especialistas afirmam que banhos de água fria, antes e depois da sessão, auxiliam em todo o processo.

 

Além de fazer uma limpeza prévia, uma ducha após a sauna pode diminuir o calibre dos vasos sanguíneo, equilibrando a temperatura do corpo. No entanto, vale alertar os cuidados com choques térmicos.

Outros benefícios da sauna

Se você acha que a sauna causa benefícios apenas para a pele, está muito enganado. Esteticamente falando, a sessão também tem efeitos positivos para o cabelo, caso você a realize com alguma máscara capilar.

 

O calor do ambiente funciona como um potencializador térmico, dilatando escamas, abrindo cutículas e auxilia na absorção do produto pelo couro cabelo.

 

Contudo, pessoas que sofrem com o excesso de caspas não devem praticar esse tipo de atividade, justamente pela umidade que fica no couro cabeludo.

 

A sauna também é responsável por reduzir o estresse e ansiedade, combate a hipertensão, melhora o sono e promove o relaxamento dos músculos faciais e do corpo.

 

Pessoas que têm problemas cardíacos só devem frequentar a sauna após a recomendação de um especialista, pois com a vasodilatação em alta, complicações podem ocorrer.

 

Àqueles que possuem problemas respiratórios também são beneficiados com a sauna. Isso porque, ela também é bastante eficaz no combate de doenças como asma, bronquite e sinusite.

Cuidados ao fazer a sauna

Como dissemos, as pessoas que possuem problemas cardiológicos devem evitar esse tipo de prática. Além disso, outros cuidados devem ser tomados na hora de fazer a sauna. São eles:

 

  • Se hidrate! A sauna fará você perder muito líquido, por isso, antes da sessão, beba bastante água;
  • Na maior parte dos casos, a sauna não é recomendada por gestantes e crianças pequenas;
  • Não é recomendado o consumo de água após uma sessão de sauna, principalmente cerveja, pelo fato de ser diurética e fazer quem a consome perder ainda mais líquido,
  • A sauna é um ambiente que pode ser frequentado diariamente. No entanto, sessões com duração de 15 minutos não devem ser realizadas mais que 3 vezes ao dia;

 

E lembre-se, a sauna é um ambiente para relaxar e aproveitar. Para garantir a sua segurança, é fundamental que você não realize exercícios físicos intensos no local!

Leave a Reply