O lançamento será no próximo sábado, dia 8, às 10 horas, na saída para Nova Aliança do Ivaí (Rodovia PR-561), onde era o Horto Meurer.

Viotto convida governador para o lançamento de fazenda experimental

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), João Roberto Viotto, esteve com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para convidá-lo a participar do lançamento da Fazenda Experimental do Curso de Agronomia da Faculdade Fatecie.
O lançamento será no próximo sábado, dia 8, às 10 horas, na saída para Nova Aliança do Ivaí (Rodovia PR-561), onde era o Horto Meurer.
Ao governador, o presidente da ACIAP reforçou que Paranavaí vem se consolidando como um pólo universitário que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. “Os cursos de graduação tem atraído jovens de toda a região e até mesmo de outras regiões”, disse João Roberto, para justificar a importância do evento.
Segundo o presidente da ACIAP, dois fatores têm contribuído para o crescimento da cidade: os cursos de graduação e a consolidação como pólo de saúde, que deverá ser concretizado com a conclusão da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, com recursos do Governo do Estado, que viabilizará atendimento oncológico (câncer) e de hemodinâmica (cardíaco).
A FAZENDA – De acordo com o diretor geral do Grupo Educacional da qual a Fatecie faz parte, Gilmar de Oliveira, a fazenda experimental terá 15 alqueires. “As atuais instalações serão adaptadas para as aulas práticas, que até então aconteciam em propriedades cedidas ou mesmo através de visitas de campo. A área começa ali no Horto Meurer e vai até os fundos do condomínio Bougainville Residence & Resort”, explicou o diretor. A primeira iniciativa será a implantação de uma horta orgânica, sendo que a produção se destinará a entidades beneficentes da cidade.
Já em 2017, informa Gilmar, a intenção é lançar a pedra fundamental da Cidade Universitária da Fatecie, em cinco alqueires, ao lado da fazenda, para onde se transferirá a Faculdade e todos os seus cursos.
A Fatecie começou com quatro cursos: Marketing, Processos Gerenciais, sistema de internet e Gestão Ambiental. Depois vieram Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. Ano passado começou o curso de graduação em Engenharia Civil. Este ano começou o curso de Agronomias.  Para o ano que vem deve começar Psicologia e, em 2018, estão previstos os cursos de Odontologia e Educação Física.
“Com mais espaço mais cursos virão, até de forma natural. E nosso sonho será chegar a um Centro Universitário, quando teremos mais autonomia para a implantação de cursos. E aí, quem sabe, não tenhamos o curso de Medicina?”, diz o diretor.
A Faculdade Fatecie tem hoje mil alunos e com as outras unidades do grupo são cerca de dois mil estudantes.

Fonte: Aciap/Paranavaí
sampaio

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*