Está marcada para esta terça-feira (20), às 15h, a cerimônia de entrega do Selo Bronze de Qualidade para três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paranavaí. O Selo é concedido pela Secretaria de Estado da Saúde para as unidades inscritas no projeto de Tutoria do Apsus de Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que obtiveram alto nível de segurança assistencial do paciente. As unidades que vão receber a certificação são a UBS do Sumaré, a UBS Celso Konda (na Vila Operária) e a UBS José Eloy (Clínica da Mulher, também na Vila Operária). A cerimônia vai acontecer no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca.
O Selo Bronze de Qualidade é um reconhecimento às UBSs que cumpriram as metas no processo de qualificação em atenção à saúde com alto desempenho no gerenciamento de riscos, garantindo segurança aos usuários do sistema. O Selo Bronze é a primeira etapa dento do processo de certificação. “No próximo ano o objetivo destas três UBSs é alcançar o Selo Prata, que mede a qualificação e o comprometimento dos profissionais e, no ano seguinte, o Selo Ouro, que vai avaliar os resultados do trabalho para garantir a efetividade das ações desenvolvidas pelas equipes para a sociedade”, explica a coordenadora do ESF (Estratégia Saúde da Família) em Paranavaí, Giselli Garcia Pasqualetto de Oliveira.
Este ano, Paranavaí inscreveu apenas três das 15 UBSs do município para participar do projeto de Tutoria do Apsus, e todas receberam o Selo Bronze de Qualidade. Esta é a primeira vez que as unidades do município participam do projeto, implantado pelo Governo do Estado em 2011.
“Temos quatro das 24 equipes do ESF trabalhando nestes três postos de saúde que serão certificados pelo Governo do Estado. A intenção é de, no ano que vem, inscrever todas as unidades de saúde no projeto e avançar com estas três que já estão recebendo o Selo Bronze, até que todas alcancem o Selo Ouro. Receber esta certificação mostra que Paranavaí está bem na qualidade dos serviços prestados à população, em número de equipamentos e desenvolve ações adequadas às exigências do Estado para atender bem à população”, frisa Giselli.
Premiação – O Programa de Qualificação da Atenção Primária à saúde (APSUS) tem como missão organizar as ações e serviços de atenção primária em todos os municípios do Paraná, visando a promoção do cuidado com a população em todos os ciclos de vida.
O APSUS foi planejado em etapas pré-definidas, iniciadas pela capacitação de todos profissionais da saúde e identificação das necessidades, além do repasse de recursos para estruturação física e aquisição de equipamentos para as unidades de saúde. A finalização se deu pela avaliação da qualidade na atenção primária à saúde, que, neste momento, atribuiu os selos bronze e, posteriormente, selos prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados.
Fonte: SECOM