Rogério Lorenzetti recebeu o supervisor educacional de Toyohashi, Seiji Kawai

Seiji Kawai fará visita às escolas de Paranavaí

O relacionamento dos municípios de Paranavaí e Toyohashi (Japão) sempre se manteve forte nos últimos anos por meio do intercâmbio educacional que acontece entre os professores da rede municipal de ensino.
Mais uma vez, Paranavaí está recebendo outro membro do Japão que ficará cerca de 40 dias na cidade para seu estágio. Trata-se do Supervisor Educacional de Toyohashi, Seiji Kawai, que na sua vinda ao Brasil também fez intercâmbio nas cidades de Curitiba e Maringá.
Na sexta-feira, a secretária de Educação de Paranavaí, Cida Gonçalves, levou Kawai para conhecer o prefeito Rogério Lorenzetti, que o recebeu com entusiasmo em seu gabinete de trabalho.
“Na semana que vem vamos levá-lo para conhecer as 18 escolas municipais de Paranavaí, é provável que ele visite duas vezes cada escola em seu período de estadia”, disse a secretária ao prefeito.
Kawai também estava acompanhado da professora e tradutora que reside em Paranavaí, Marilza Okada. Ele fez questão de agradecer pela receptividade que o município teve não só com ele, como também o último professor do Japão que esteve aqui, Shinro Iyoda.
“A receptividade é maravilhosa. É muito bom ter esse relacionamento com as escolas de Paranavaí, algumas delas até mandam, sempre que podem, cartinhas para os alunos de Toyohashi”, afirma.
Lorenzetti, por sua vez, ressaltou que a cultura japonesa é muito rica e que as visitas de intercâmbio são importantes para que as crianças de Paranavaí possa ter o conhecimento da diversidade cultural que existe no Japão. Lorenzetti ainda complementou dizendo que “Paranavaí é uma das poucas cidades brasileiras que tem relações internacionais por esse motivo. Temos muito apreço pela cidade de Toyohashi e peço que Kawai leve o meu abraço ao prefeito da cidade, Koichi Sahara, que assim como eu, ficou 8 anos como prefeito e contribuiu muito para que o intercâmbio existisse possibilitando uma parceria forte na educação, e consequentemente, ampliando novos horizontes”, finalizou.

Fonte: SECOM

sampaio

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*