Representantes do hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, estiveram reunidos com o secretário de saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza, e as secretárias de saúde de Terra Rica e Paraíso do Norte, Thayza Gisele Cordeiro e Elisângela Dias de Oliveira, para discutir parcerias com os municípios integrantes da 14a regional de saúde para zerar a fila de espera para os exames de mamografia.
O hospital vai iniciar um projeto com uma unidade móvel a partir de maio, através do programa “Cuide-se mais”, do Serviço Social de Indústria (SESI), em conjunto com serviços gerais. “É uma alternativa interessante para todos os municípios. Se conseguirmos estabelecer parcerias, podemos zerar a fila de espera pelo exame da mamografia até o final do ano. O benefício seria imenso, tanto para as pessoas, como para o município. Somos referência em oncologia e pediatria, tanto que estamos construindo o primeiro hospital oncopediátrico do estado, que servirá para atender exclusivamente crianças e adolescentes com câncer”, enfatizou o Assessor de Novos Negócios do hospital Erasto Gaertner, Renato Galvão.
“Precisamos levantar o número de pacientes e avaliar as melhores medidas para favorecer a população. Também vamos analisar se é possível estabelecer parcerias com o governo do estado com a disponibilização de cotas. O primeiro contato partiu da secretária de Paraíso do Norte, lá foram iniciados os trabalhos. O hospital Erasto Gaertner é referência em oncologia e uma parceria seria muito útil para o município”, disse a diretora de planejamento da Secretaria de Saúde de Paranavaí, Carla Daniela de Oliveira.
Outro assessor do hospital presente na reunião foi Fernando Ferreira, que ressaltou a importância de expandir o trabalho. “Acreditamos que o projeto seja de interesse para vários municípios, e no final, acabando sendo bom para todos. Muitas vidas podem ser salvas se essas parcerias forem concretizadas. Já realizamos campanhas em Curitiba e percebemos os bons resultados, e por isso, estamos expandindo os trabalhos. Queremos a aproximação com a comunidade e o benefício de cada pessoa”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí