Saúde alerta pais sobre atraso na vacinação das crianças e adolescentes. (Foto divulgação)

Saúde alerta pais sobre atraso na vacinação das crianças e adolescentes

“Hoje, o Ministério da Saúde indica 14 tipos de vacinas para a faixa etária de crianças menores de 1 anos até adolescentes de 15 anos. Temos mais de 2.500 doses dessas vacinas em atraso em Paranavaí. Além do risco de a criança ou adolescente estar exposta a vários tipos de vírus durante uma viagem nas férias, os pais ainda precisa ficar atentos com a questão dos atestados vacinais para efetivarem a matrícula nas escolas”, explica a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

 

Em Paranavaí, as vacinas que estão com maior número de doses atrasadas são a do HPV (1.095 doses em atraso – indicada para adolescentes de 9 a 15 anos), a da Varicela (434 doses em atrasos – indicada para crianças menores de 7 anos), e a DTP – Tríplice Bacteriana (206 doses em atraso – indicada para crianças menores de 7 anos).

 

Também são indicadas e estão com doses em atrasos as seguintes vacinas: VOP – Pólio oral (145 doses em atraso – indicada para crianças menores de 5 anos); Pentavalente (144 doses em atraso – indicada para crianças menores de 1 anos); Meningo C (108 doses em atraso – indicada para crianças menores de 2 anos); VIP – Pólio injetável (90 doses em atraso – indicada para crianças menores de 1 ano); Meningo C (74 doses em atraso – indicada para adolescentes de 11 a 14 anos); VTV – Tríplice Viral (71 doses em atraso – indicada para crianças menores de 2 anos); Pneumo 10 (68 doses em atraso – indicada para crianças menores de 2 anos); Hepatite A (40 doses em atraso – indicada para crianças menores de 2 anos); VRH – Rotavírus (35 doses em atraso – indicada para crianças menores de 1 ano); Tetra Viral (24 doses em atraso – indicada para crianças menores de 2 anos); e Febre Amarela (indicada para crianças menores de 1 ano.

 

Para colocar o esquema vacinal das crianças e adolescentes em dia, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. É necessária a apresentação da carteira de vacina.

Fonte: Secom

 

PUBLICIDADE

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*