Saiba quando é o momento correto para pedir demissão?

Está se sentindo insatisfeito no seu trabalho? Quer mudar o rumo da sua carreira? Então, leia este artigo até o fim. Separamos algumas para que você possa encontrar o momento certo de pedir demissão e fazer uma nova aposta profissional.
É importante entender quais são os principais fatores que você precisa considerar ao pedir demissão. O que irá encarar pela frente em sua vida profissional. É necessário pensar desde as oportunidades de crescimento da empresa até a situação da previdência privada após a demissão. Pondere bastante antes de tomar a decisão final.
A insatisfação no trabalho pode afetar não só a nossa produtividade, prejudicando o nosso desenvolvimento profissional, como também impactar negativamente a nossa vida pessoal. Se isso está acontecendo com você, talvez seja hora de começar a pensar em mudar de emprego. Porém, essa decisão não pode ser tomada de uma hora para outra e sem nenhum planejamento.
Para te ajudar nesse momento complicado, temos alguns conselhos bem importantes para você acertar o momento de pedir demissão e buscar novos rumos para a sua carreira. Confira abaixo:
Faça uma autoavaliação
A primeira dica que podemos dar é olhar para dentro de si mesmo. É essencial que você entenda os motivos que te levam a pensar em pedir demissão do seu emprego. Dessa forma, faça uma autoavaliação e esmiúce todos os pontos que têm a ver com a sua vida profissional.
A partir disso, você pode encontrar respostas para a sua vontade de se demitir. É importante entender a origem desse desejo, como ele surgiu, será que é porque você tem outros sonhos ou porque não se adaptou a empresa? Será que é por que você acredita que não está sendo bem aproveitado?
Não fique só no achismo e seja sincero consigo mesmo, reflita sobre o seu atual momento profissional, entenda como anda a sua carreira e para onde você gostaria de ir. Dessa maneira, você pode entender suas motivações para tal e começar a planejar o seu pedido de demissão.
Detalhe suas oportunidades no mercado
O que você deseja fazer da sua carreira? Apenas mudar de empresa, tentar um cargo mais alto ou mesmo mudar de área? Acredito que com a autoavaliação você já saiba qual é o caminho que pretende seguir.
Então agora é hora de avaliar o que o mercado oferece. E não estamos falando apenas em considerar as oportunidades de emprego, mas também naquilo que pode potencializar o seu desenvolvimento profissional como cursos, palestras, livros e outras formas de aprendizado que podem elevar a sua capacitação e tornar o seu sonho profissional mais possível.
Lógico que é importante considerar oportunidades de trabalho para o cargo desejado em sua cidade. Se você pretende empreender, você também pode fazer uma pesquisa de mercado para considerar o tamanho do seu público.
Planeje-se com antecedência
Se demitir de uma hora para outra é uma ação muito arriscada. No mercado atual, com a crise econômica que vivemos, você não pode apenas apostar nessa mudança repentina. Obviamente, sabemos que trabalhar sem estar feliz é algo complicado, mas um bom planejamento é necessário para garantir que a demissão não tenha um efeito negativo em sua vida.
Por isso, planeje-se com antecedência. Foque em um plano de médio prazo, fazendo uma reserva de emergência e se aprimorando como profissional por meio de cursos e outras oportunidades de conhecimento. Se prepare bastante, antes de pedir demissão.
A reserva de emergência é essencial para que você garanta mais tranquilidade financeira ao largar o seu emprego. Dessa forma, você tem uns meses de resguardo até conseguir um novo trabalho ou para fazer o seu negócio andar sem ter de se preocupar com as contas mais essenciais do dia a dia.
Quando estiver tudo preparado, peça a sua demissão!
Seguiu à risca o seu planejamento? Se sente bem mais estável financeiramente e mais preparado para buscar novos rumos para a sua carreira? Então essa é a hora de tomar coragem e pedir demissão!
É preciso entender que o melhor momento para demissão é quando nos sentimos preparados para isso. Obviamente sempre haverá um pouco de risco, por mais que você esteja preparado, mas quanto mais prevenido você estiver melhor.
Então, não tenha medo! Encare a sua decisão de frente e tome a iniciativa! Assuma os riscos em prol do seu bem-estar e dos seus sonhos profissionais. Com um bom planejamento e foco, com toda certeza, você tomará uma decisão acertada e dará um rumo de sucesso para a sua carreira.
Assim que se sentir pronto para seguir um novo caminho profissional, peça demissão e siga em frente. Busque novas oportunidades de emprego ou abra o seu próprio negócio e corra atrás da sua satisfação profissional. É essencial ser feliz no trabalho para que você consiga se desenvolver profissionalmente e possa alcançar todos os seus objetivos.

Da redação;

____

Leave a Reply