Saiba o que fazer antes de deixar seu dinheiro na conta do Nubank

Da redação:

Com a percepção de que não faz mais sentido investir na poupança, dado o fato de que esse investimento não traz resultados bons a curto, médio ou longo prazo, cada vez mais pessoas têm se perguntado: deixar dinheiro no Nubank vale a pena?

 

O Nubank, de acordo com informações publicadas na própria plataforma, criou em 2019 a função Resgate Planejado. Ela, que está inserida na função “Guardar dinheiro”, permite ao usuário que separe o dinheiro que será gasto na vida cotidiana e aquele que deve ser aplicado.

 

Após guardar dinheiro na opção Resgate Planejado, o interessado deve escolher uma data para resgatar os valores aplicados. O rendimento, como geralmente acontece, é maior quanto mais distante for a data de resgate escolhida pelo usuário.

 

Na função Resgate Planejado, os rendimentos são limitados a dois anos e têm rentabilidade de até 118% do CDI. É um investimento de certo risco: se o Nubank tiver problemas, o dinheiro do usuário estará junto ao patrimônio do banco. Isso significa que, caso algo dê errado, talvez o investidor perca o que aplicou.

 

Não é possível, por conta da política do Nubank, fazer o resgate de valores antes do dia escolhido para o resgate. Assim, mesmo que precise do dinheiro para algum imprevisto, o usuário não poderá sacar o dinheiro aplicado na função Resgate Planejado antes da data final.

 

Caso deseje liquidez imediata, o indicado pela plataforma é que o cliente utilize a função Guardar Dinheiro, já que ela não exige uma data de resgate definida. Nessa função, o rendimento é 100% do CDI.

 

Será que essas opções são as mais vantajosas para quem deseja aplicar o seu dinheiro e resgatar os seus ganhos depois de um tempo específico? Falaremos mais sobre o assunto a seguir.

O resgate planejado do Nubank é bom?

Sim, mas não é excepcional. Se você não tem interesse em nenhuma outra aplicação, pode ser interessante para você. Como não é o seu caso, já que você está em busca de investimentos com maior rentabilidade, sugerimos que você pense em investir em CDBs pós-fixados com liquidez diária.

 

Por quê? Porque há opções de CDBs que rendem bem mais do que os 100% do CDI e que possuem, ao mesmo tempo, menos risco. Isso tudo, vale lembrar, com liquidez diária (ou seja, com possibilidade de sacar o seu dinheiro a qualquer minuto, sem precisar esperar a chegada de datas específicas).

 

Caso você deseje deixar o seu dinheiro “parado” por dois anos ou mais, você pode voltar os seus olhos para os LCAs ou LCIs, que são produtos de renda fixa isentos de Imposto de Renda. Há opções que rendem a mais de 110% do CDI, com vencimento em dois anos, com riscos baixíssimos.

Entenda os riscos de guardar dinheiro no Nubank

O Nubank nunca deu lucro. Parece curioso dizer isso, mas é verdade: a instituição tem acionistas e, por isso, consegue se manter bem. De acordo com os que regem a startup, que é um belo unicórnio, não há interesse, neste momento, em ter uma instituição que gere lucro.

 

Por mais que tenhamos histórias de sucesso com um background próximo ao do Nubank, isso não é uma regra. A maioria das empresas que não lucram – e, por consequência, geram prejuízo contínuo – tendem a fechar as suas portas depois de algum período de operação, mesmo que pareçam muito sólidas.

 

Neste momento, o Nubank tem recursos para investir em seu crescimento. Não se sabe o que pode acontecer, no entanto, caso o banco digital perca esses aportes.

 

A S&P, agência de rating de excelência, publicou em março que o Nubank tem diversificação de negócios limitada e que, por conta da ausência de lucros – que já ocorre há tempo significativo -, terá dificuldades para reverter os seus números negativos.

 

Podemos dizer, ainda que com certa cautela, que o risco de crédito do Nubank não é baixo, como podemos ser levados a acreditar por comentários publicados na internet e pelos maiores apoiadores da startup, mas moderado.

 

Embora o risco moderado seja tolerado por boa parte dos investidores, especialmente por aqueles que buscam certa diversificação em sua carteira de investimentos, a dica é pensar duas vezes antes de guardar dinheiro no Nubank.

 

Como já foi dito em outro momento neste artigo, é possível encontrar outros investimentos que rendem o mesmo ou mais, com riscos menores e com liquidez diária.

Leave a Reply