Imagem reprodução

Quer fazer um jantar especial? Saiba qual o melhor molho para essa ocasião

Da redação

Datas especiais merecem comemorações especiais. E, nada melhor do que estar ao lado de quem amamos, saboreando um prato diferenciado. Se você é daquele que adora cozinhar, com certeza, vive a procura de novas e práticas receitas.

 

Pensando nisso, elaboramos uma lista de alguns molhos para carne, para deixar seu jantar ainda mais especial. Receitas rápidas, práticas e que deixarão seus pratos muito mais deliciosos. Confira!

Como escolher o molho ideal para cada carne?

Além de deixar os pratos ainda mais suculentos, os molhos realçam o sabor da carne e, dependendo do acompanhamento que será servido no jantar, podem torná-lo ainda mais inesquecível.

 

Mas, para não errar nessa escolha é necessário analisar alguns pontos. São eles:

 

  • Corte que será utilizado;
  • Tipo de carne;
  • Horário da refeição;
  • Bebidas que serão servidas;
  • Cozimento da carne,
  • Tempo de preparo.

 

E claro, após esses pontos, também deve prevalecer a sua preferência e dos seus convidados. Agora, veja a lista e bom apetite!

Molhos verdes 

Os molhos verdes para carne geralmente são mais utilizados em churrasco. Eles são preparados com ervas aromáticas, como salsinha, coentro e manjericão e misturados com vinagre e azeite.

 

Um dos exemplos mais conhecidos de molhos verdes para carne é o chimichurri. Ele é uma mistura deliciosa de salsinha, orégano, alho e azeite. Uma ótima combinação para carnes assadas em grelhas, como costela, contra-filé, picanha e fraldinha, por exemplo.

Molhos orientais

Quem gosta da culinária oriental também pode aproveitar em um delicioso prato de carne. Uma das alternativas mais utilizadas é o molho teriyaki, bastante comum em lamens e yakisobas.

 

O molho teriyaki é preparado com shoyu, açúcar, saquê, alho e gengibre. Uma boa dica é, antes de preparar a carne, já deixá-la no molho, para deixar o gosto mais apurado na hora de degustá-la.

Molho madeira

Um dos molhos mais utilizados pelos brasileiros quando procuram um molho rápido e simples, é o madeira. Ele é preparado com o caldo da carne e, como o próprio nome já diz, com vinho madeira.

 

Além disso, também são acrescentados na receita, manteiga, mostarda e farinha de trigo — cerca de 1 ou 2 colheres. Para incrementá-lo um pouco mais, champignons são opcionais.

Molho de cerveja

Excelente opção para carnes cozidas e servidas depois de douradas no forno, é o molho de cerveja. Além da cerveja preta, ele leva na receita 1 colher de creme de cebola, água e molho de tomate.

 

Para temperá-lo, você pode utilizar os temperos básicos da sua cozinha, como sal, pimenta do reino e azeite. Quanto às medidas, é necessário equilibrar o molho de tomate e água na mesma medida que a cerveja, ok?

Molho de mostarda

Se o corte escolhido for filé mignon ou contra filé, o molho de mostarda é uma opção excelente. Além da mostarda, ele também leva creme de leite, pimenta do reino, caldo de carne e meia xícara de conhaque.

 

Por ser um molho com o sabor bastante marcante, não é recomendado mergulhar a carne na mistura. Para servir, basta despejar sobre a carne assada, seja no corte todo ou nos bifes.

Molho barbecue

Você sabia que o bom e velho molho barbecue é super simples de ser feito em casa?

Pois é! Essa deliciosa combinação — não só com carne bovina, mas também com carne de frango e suína — leva molho inglês, mostarda, molho de tomate e açúcar mascavo.

 

Para temperá-lo, é só utilizar o que tem em toda cozinha brasileira: alho, cebola, azeite, vinagre, sal e pimenta do reino. Se quiser dar um toque especial no prato, um pouco de noz-moscada também vai bem!  Então, é só se deliciar.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*