Quais são os principais pilares da gestão estratégica de pessoas

Da redação:

Muito mais do que assuntos burocráticos, diversas são as estratégias que rondam os setores de gestão de pessoas, como motivação dos colaboradores, melhorar turnover, aumentar o sentimento de pertencimento com a empresa, entre outros.
Para que os processos sejam sempre cumpridos da melhor maneira dentro de uma organização é preciso que as pessoas que compõe o ambiente tenham condições para realizar o seu trabalho e isso vai além de ferramentas e ambiente físico.
A gestão estratégica de pessoas é ponto crucial para o planejamento a longo prazo de um dos maiores triunfos que as empresas têm: os talentos. Você sabe o que é essa gestão? Confira!
O que é gestão estratégica de pessoas?
As pessoas são os ativos fundamentais de todo negócio, afinal, são elas as interlocutoras de seu produto ou serviço com os clientes, além de realizarem todas as tarefas importantes para o andamento dos negócios.
Sendo assim, olhar para as pessoas de forma estratégica é essencial para alinhar objetivos organizacionais, buscar por melhorias e estar sempre em posição de destaque como marca empregadora.
Quando a gestão de pessoas é bem aplicada, são notáveis:
● Maior satisfação no trabalho e produtividade;
● Redução de retrabalho;
● Redução de custos vindos do desperdício do uso de recursos;
● Ambiente propício à inovação;
● Melhor clima organizacional.
Pilares da gestão estratégica de pessoas
A gestão de pessoas é composta por diversas ações que, em conjunto, dão maiores níveis de segurança e engajamento para o colaborador seguir dentro de seus propósitos. Confira quais são eles!
Motivação
A motivação é o ponto de partida na gestão de pessoas, afinal, qualquer empresa depende do comprometimento de cada pessoa em sua função. Um funcionário motivado rende mais, participa ativamente da organização, contribui com ideias e inovações importantes e tem papel fundamental no ambiente.
Para manter esse pilar em dia é essencial ter incentivos financeiros, mas é preciso ir muito além. As pessoas precisam se sentir desafiadas, valorizadas e com oportunidades de crescer para que a motivação se sustente a longo prazo.
Para motivar colaboradores é preciso entender as reais necessidades de suas pessoas, ter metas, dar feedbacks e contar com honestidade e transparência em relação a planos e possibilidades.
Comunicação
Para que exista motivação é fundamental que a comunicação aconteça de forma adequada, por isso, esse também é um pilar importante para a gestão de pessoas.
Muitas empresas pecam muito em suas comunicações e esse é uma das grandes queixas dos funcionários. É essencial ter boas lideranças, comunicação aberta e integrada e fazer com que não existam grandes barreiras hierárquicas.
Lembre-se que toda a empresa trabalha para um mesmo objetivo, portanto, é essencial que todos tenham ciência das informações e que elas possam rodar de forma livre pelo ambiente.
Trabalho em equipe
Não adianta ter alguns funcionários espetaculares se eles não são capazes de trabalhar em conjunto com o todo. O trabalho em equipe é fundamental para a conquista dos resultados e é essencial que, mesmo com objetivos diferentes, os setores tenham uma ligação e sejam relevantes uns aos outros.
Promover um ambiente leve, com comunicação fluída e bom clima organizacional é essencial para o rendimento do trabalho individual.
Vale a pena dizer que prezar por equipes não é somente para as tarefas, é importante ter momentos em que não se fala de trabalho e isso pode acontecer através de atividades leves como almoços, cafés, happy hour e interações que levem as pessoas para mais próximas umas das outras.
Treinamento e desenvolvimento
Para que os serviços sejam bem executados é preciso que as pessoas tenham conhecimentos e competências necessárias para tal. Portanto, é essencial que as equipes de gestão de pessoas tracem estratégias de treinamento e desenvolvimento visando a melhoria técnica e comportamental dos indivíduos.
Treinamento e desenvolvimento é um trabalho contínuo e que leva diversos benefícios para o negócio, portanto, deve ser um pilar muito bem estruturado.
Competências e conhecimento
Conhecimento vai além de treinar colaboradores e esse pilar tem a ver com a capacidade dos colaboradores gerir e agregar suas características para seu setor.
É importante valorizar a diversidade de competências e incentivar conhecimentos individuais que se destacam. Neste pilar é essencial fazer avaliações de desempenho e dar feedbacks.
Gerir bem as pessoas é essencial para os resultados de um negócio, por isso, estar de olho nesses e em muitos outros pilares é fundamental. Quais pilares estão sendo bem aplicados em seu negócio? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e repense suas estratégias!

Leave a Reply