Foto reprodução

Quais os melhores investimentos para 2020?

Da redação: Não existe nenhum investimento que milagrosamente vai fazer o seu dinheiro multiplicar. É preciso pesquisar bem antes de fazer uma aplicação, para evitar prejuízos e garantir um lucro interessante depois de algum período. E para 2020, diversos tipos de investimento aparecem como interessantes.

 

No Brasil, boa parte da lucratividade relacionada com investimentos tem relação com os índices apresentados pela Ibovespa a bolsa de valores brasileira, que para algumas pessoas pode parecer um bicho de sete cabeças, mas pode ser desvendada com algum tipo de estudo estratégico.

 

Sempre que um novo ano começa ou uma década se inicia, as pessoas buscam pelas principais tendências para as mais diversas áreas. E com o setor de investimentos é a mesma coisa, algo que tem se tornado mais comum nos últimos anos. Seja para investir parte do salário que sobrou no fim do mês ou para aplicar o dinheiro extra que ganhou, é preciso de conhecimento.

 

Preciso de quanto para começar a investir?

Quem não planeja dificilmente vai chegar no seu objetivo, a menos que tenha muita sorte ou que o destino ajude. É importante ser realista na hora de fazer planos, então pense em todos os detalhes antes de fechar um investimento.

 

Faça um cálculo e defina quanto irá poupar a cada mês, para que o investimento seja incrementado e assim os lucros comecem a fazer a diferença.

 

Como acertar na escolha do investimento?

 

Podemos dizer que são duas as questões principais que devem ser consideradas no momento de escolher onde investir: o seu perfil investidor e os seus objetivos financeiros. Outro fator que deve ser levada em consideração é a sua experiência em fazer investimentos, algo que vai bem além do que colocar dinheiro todos os meses na poupança.

 

Se você tem pouca experiência no ramo de investimentos, o ideal é começar aos poucos, para entender como este mercado funciona. Não é preciso ter muito dinheiro disponível para dar os primeiros passos, além disso, é com pouquinho que se deve começar mesmo.

 

Investimento para conservadores

Quando falamos em conservadores, estamos nos referindo aquelas pessoas que gostam de ter o dinheiro sempre disponível, mesmo que esteja aplicado em algum investimento. Portanto, estas pessoas gostam de ter previsibilidade em seus rendimentos, mesmo que estes possam apresentar taxas de lucratividade menores.

 

Para investir ao longo de um ano, o Tesouro Selic, CDB de liquidez diária e o fundo de renda fixa são boas alternativas para este perfil de investidores. Aqueles conservadores que pretendem investir a longo prazo, podem apostar no CDB, LCI, LCA, fundo de investimento e previdência privada. Existem bancos que, por exemplo, permitem estas operações por meio do aplicativo.

 

Investimentos para quem tem o perfil moderado

As pessoas com o perfil moderado são aquelas que se dispõe a testar novas ferramentas que poderão aumentar os seus rendimentos. Geralmente, estes possuem condições para deixar o dinheiro aplicado por mais tempo, seja por um prazo que varie entre três e cinco anos, sendo que em alguns casos não é possível fazer a retirada.

 

Em 2020, os melhores investimentos para esta turma, em curto prazo, são o CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa, fundo multimercado, fundo de ações, ETFs e o fundo imobiliário. Já aqueles que pretendem investir a médio e longo prazo, então podem apostar no CDB indexado pelo IPCA, LCI, LCA, investimentos no exterior, carteira diversificada e na previdência privada.

 

Investimento para destemidos

Quem quer ganhar mais, precisa correr mais riscos. É assim que funciona no mercado financeiro, por isso, estes investimentos costumam ter prazos maiores, acima de cindo anos. Se a aposta for certeira, os lucros serão interessantes, é preciso ter um caixa reforçado para fazer esse tipo de jogada.

 

Entre os melhores investimentos que os arrojados podem fazer para 2020 aparecem o CDB de liquidez diária, o fundo de renda fixa, fundo de multimercado, ações, ETFs e fundos imobiliários. Para aqueles que decidem apostar em longo prazo, LCI, LCA, debêntures, investimentos no exterior, carteira diversificada, previdência privada.

 

O que são CDB, LCI e LCA?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é considerado um produto emitido por instituições financeiras. É considerado uma maneira de captar recursos, podendo ser negociado por meio de uma taxa fixa de juros ou não, oferecendo condições que variam de um banco para o outro.

 

Letras de Crédito Imobiliário, ou LCI, é um tipo de crédito imobiliário, funcionando como se fosse um empréstimo de dinheiro que o investidor realiza para o banco. E a partir disso, a instituição financeira destinará os recursos para o setor da construção. É um investimento que possui renda fixa.

 

Outro tipo de investimento, é o LCA, ou Letras de Crédito do Agronegócio. Essa modalidade pode ter títulos emitidos por instituições públicas ou privadas, sempre voltados para o agronegócio. É um investimento com renda fixa, que pode ter uma data de vencimento firmada em contrato.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*