Neste momento, além da manutenção preventiva, motoristas devem se atentar ainda mais com a higienização

Quais cuidados o motorista de aplicativo deve tomar com seu carro durante a pandemia?

Se você é motorista autônomo de aplicativo, já sabe que deve manter a manutenção do seu veículo em dia. No momento atual, porém, também é importante tomar cuidados extras relacionados à saúde e higienização. “A manutenção preventiva em dia significa maior vida útil e bom funcionamento do veículo, aumentando a segurança do motorista e do passageiro. Além disso, evita problemas futuros como altos gastos com a manutenção corretiva”, explica Adilson Aparecido Torquetto, especialista em engenharia automotiva e professor do curso técnico em Manutenção Automotiva do Senai. 

Confira as dicas do especialista: 

 

Higienização: para os motoristas de aplicativos, além do uso de máscaras, a recomendação é fazer a higienização diária no interior do veículo. Faça uso do álcool em gel ou álcool 70% com um pano macio e limpe as áreas de contato, como volante, manopla do câmbio, botões e puxadores de porta. Para os estofamentos, o lado verde de uma esponja de cozinha com sabão neutro é muito eficiente. E lembre-se de trafegar com os vidros abertos para melhor troca do ar ambiente.

Fluídos: fique atento ao período de troca de fluídos do seu veículo, como lubrificante, freio, direção hidráulica, transmissão e líquido de arrefecimento. Por rodar muito, o ideal é que você se baseie na quilometragem percorrida e siga as recomendações do fabricante.

Combustível: nem sempre o combustível mais barato significa economia. Observe o rendimento do seu veículo a cada abastecimento e relacione os postos de abastecimentos com melhor qualidade de combustível, evitando manutenções desnecessárias causadas pelo combustível de má qualidade.

Pneus: mantenha seus pneus calibrados. Aproveite quando for abastecer para verificar a calibragem. Nas revisões, verifique o balanceamento e o alinhamento do carro.

Filtros de ar: fique atento ao filtro de ar. Um filtro de ar saturado eleva o consumo de combustível, e o custo de verificação e substituição é baixo. Verifique, também, o filtro do ar-condicionado, pois um filtro sujo diminui sua eficiência e pode gerar um odor ruim no interior do veículo.

Sistema elétrico: deficiências no sistema elétrico podem gerar acidentes e são passíveis de multas de trânsito. Assim, certifique-se de verificar regularmente as luzes de seta, luzes de freio, luz de placa, luzes de ré e, claro, seus faróis. Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada. 

 

Carro parado na garagem?

Se você está praticando o isolamento social e seu carro está parado na garagem, cuidados também devem ser tomados. “Veículos parados sofrem com os efeitos da falta de uso. Então, para o retorno das atividades, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para conservar o bom funcionamento dos carros”, afirma Adilson. Mantenha seu veículo limpo e procure ligar o carro a cada 20 dias, para ativar a bateria e trocar a posição dos pneus. Procure abastecer com gasolina ou álcool aditivados, pois estes têm uma duração de até seis meses sem perder a qualidade.

Curso técnico no Senai

O Senai está com vagas abertas para cursos técnicos em diversas áreas, como mecânica, eletrônica, jogos digitais, eletrotécnica, eletromecânica, logística, gestão, informática, entre outras. No total, são mais de 28 unidades do Senai no Paraná que ofertam aproximadamente 4 mil vagas para cursos técnicos no 2° semestre. Informações e matrículas pelo site www.cursocertosenai.com.br ou pelo WhatsApp (41) 98725-4376.

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*