A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte desenvolveu o projeto “Educação para o Futuro”, uma ação que pode trazer mais de R$ 400 milhões para o Paraná construir cinco novas escolas. São as chamadas de “Escolas do Futuro” por seu alto grau de modernidade e conectividade.
A verba também será usada para modernizar outras 150 instituições de ensino, transformando-as também em “Escolas do Futuro”. A população tem até o dia 16 de agosto para participar de uma Consulta Pública on-line e opinar sobre as obras.
O objetivo do projeto, que conta com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é preparar os estudantes da rede pública estadual para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI. Por isso, as “Escolas do Futuro” passarão também por mudanças pedagógicas e inserção de tecnologias educacionais de ponta no currículo.
ESCOLAS DO FUTURO – As “Escolas do Futuro” terão alto grau de modernidade e conectividade, com painéis solares, sistemas sustentáveis de iluminação e ventilação, além de cisternas para armazenamento de água da chuva.
As novas escolas também contarão com Laboratórios de Educação Profissional, de Biologia, Física, Química e Informática. As escolas também terão Espaços Makers e de Robótica, além de salas de projetos, teatro, biblioteca e quadras poliesportivas.
As imagens do projeto podem ser conferidas no site da Consulta Pública.
CONSULTA PÚBLICA – O projeto está aberto para Consulta Pública on-line até o dia 16 de agosto. O objetivo é recolher opiniões da população sobre as obras que devem iniciar já nos próximos meses. A participação da população pode ser feita pelo site www.educacao.pr.gov.br/consultapublica. No link os paranaenses também encontram imagens de como ficarão as escolas no Estado.
Segue após a Publicidade
As dúvidas da população levantadas na Consulta Pública serão respondidas em uma transmissão ao vivo no dia 17 de agosto.
NOVAS ESCOLAS – Ao todo serão cinco unidades, três delas com locais já definidos. São eles:
Cascavel
Endereço: Rua Fernando de Noronha, nº 3.105 – Bairro Florestal/Riviera
Previsão de vagas: 2.000 a 2.500 estudantes.
Ponta Grossa
Endereço: Rua Antônio Olavo Branco Martins, s/n – Bairro Contorno
Previsão de vagas: 2.000 estudantes.
Fazenda Rio Grande
Endereço: Rua Paraná, s/n – Bairro Estados.
Previsão de vagas: 2.000 a 2.500 estudantes.
Curitiba também deve receber uma unidade nova, assim como São José dos Pinhais, mas os locais ainda serão definidos.
As outras 150 escolas que passarão por reformas e serão modernizadas ainda serão definidas com base de uma série de critérios definidos pela Secretaria da Educação e pelo BID.
Fonte: AEN
Publicidade