Confira dicas para evitar roubadas quando se ganha o mundo sem companhia. (foto reprodução)

Primeira viagem sozinho? Veja como se preparar

Da redação:

Às vezes, a gente está de férias, mas não tem nenhum amigo ou familiar que possa nos acompanhar em uma viagem, mesmo que curta. Outras vezes, queremos colocar o pé na estrada sozinhos, buscando, simplesmente, a própria companhia e a experimentação particular do mundo.

 

Para superar os possíveis receios que a situação pode trazer, o primeiro passo é preparar muito bem o roteiro e escolher um destino mais próximo e conhecido, para a experiência não ser extrema logo de cara.

 

Em seguida, é recomendada uma boa pesquisa para encontrar o melhor meio de transporte, o mais confiável e adequado, e os melhores preços de passagens, uma dica é comprar passagem Pássaro Marron para garantir uma viagem segura e confortável.

 

 

Faz bem para você

 

Conhecer um lugar novo sozinho pode dar medo e insegurança, mas acredite: faz muito bem para a saúde mental.

 

Entre as principais vantagens de viajar sozinho estão:

 

Autoconhecimento

Você descobre que pode superar suas expectativas e medos, descobre que pode ser uma ótima companhia para si mesmo e que é capaz de coisas que não imaginava que poderia fazer.

 

Só o que gosta

Não é preciso agradar ninguém. Você faz seu roteiro, escolhe onde e quando vai passear e, caso esteja muito cansado pra sair, pode descansar e dormir até a hora que desejar.

 

Network

É mais fácil conhecer pessoas novas e ampliar as amizades e até a rede de negócios quando se está só.

 

Sem zona de conforto

Quem é tímido, por exemplo, precisa deixar a introspecção de lado para poder pedir informações, comprar bilhetes, pedir ajuda para alguém tirar uma foto, etc. Além disso, para quem viaja para o exterior, tem a quebra da barreira do idioma. Sem uma companhia para ajudar, é preciso se virar para treinar o idioma e se comunicar.

 

Ajuda a superar problemas emocionais

Uma viagem bacana ajuda a curar feridas emocionais causadas pelo luto e também por problemas como depressão, ansiedade e outros maus estados emocionais.

 

 

Nem tudo são flores

 

Não ter com quem dividir as experiências, alegrias e perrengues pode até ser ruim para quem viaja sem acompanhante.

 

No caso de mulheres, dependendo do local a ser visitado, pode ser complicado viajar sozinha. A segurança, muitas vezes é colocada em risco. Além disso, alguns países de culturas diversas, por exemplo, não veem com bons olhos mulheres desacompanhadas, restringindo-as em muitas ocasiões.

 

Buscar o máximo possível de informações sobre o país ou região a ser visitada e conhecer as experiências de quem já foi para o destino podem ajudar bastante. Também é fundamental descobrir como é a cultura local para saber o que pode ser considerado desrespeitoso, e evitar sair sozinha à noite também ajuda a manter a segurança.

 

 

Dicas básicas

 

  • Antes de viajar, experimente sair sozinho para locais conhecidos, como locais famosos da cidade, para ver como se sente;
  • busque apoio de agências ou operadoras de turismo para ter um suporte no destino;
  • nunca se descuide de seus pertences pessoais;
  • compre um chip de celular para poder usar apps de transporte, GPS, para se comunicar com a família e até para poder ser rastreado;
  • pergunte às pessoas do local que tipo de roubadas são comuns e como evitá-las;
  • comece por destinos preparados para receber turistas e que tenham uma boa infraestrutura;
  • pesquise o máximo possível sobre o destino que vai visitar, seja por meio da internet ou com as pessoas que você conhece e que já foram para lá;
  • anote os telefones úteis do que tem no destino, como delegacia de polícia, embaixada, consulado, etc.;
  • faça uma cópia autenticada dos seus documentos e leve-as consigo nos passeios;
  • sempre que possível, avise familiares e amigos da sua programação do dia e onde pretende estar. Isso torna mais fácil localizá-lo, se necessário,
  • contrate um seguro viagem.

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*