A Prefeitura de Cascavel assinou contrato com uma empresa da cidade de Ângulo, região norte central do Paraná, para digitalizar documentos arquivados desde 1961. A empresa N.E. Tecnologia e Informática Ltda, vencedora do processo de licitação, terá um prazo de 12 meses para digitalizar aproximadamente 2,5 milhões de cópias de documentos. O contrato, que tem valor global de R$ 225 mil, foi publicado ainda na edição de sábado do Diário Oficial do Município.
Segundo o documento, a empresa realizará o serviço de digitalização dos processos licitatórios de compras realizadas pela Prefeitura referente aos anos 2009 e 2016. Também serão digitalizadas as folhas de pagamento de 1961 até 1991 e movimentos diários de caixa, documentos contábeis, financeiros, entre outros.
De acordo com o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, parte dos documentos digitalizados ficará disponível na internet e outra irá para os arquivos internos. Como a empresa vencedora da licitação não é de Cascavel, a prefeitura vai disponibilizar um espaço para que a empresa execute o trabalho. “Entendemos que ficaria difícil considerando o número de processos serem digitalizados e devido ao cuidado de extravio dos mesmos”, diz o secretário.
Segundo Alisson, a digitalização dos documentos amplia a transparência disponibilizando os processos online e facilita a consulta, reduzindo custos com cópias, além de proporcionar mais segurança e eficiência documental do Município.
A publicidade é uma exigência da Lei de Acesso à Informação e Lei de Transparência.
Fonte: Gazeta do Paraná