As bolinhas retrô estão mais modernas que nunca. (Foto reprodução)

Poá: a estampa do momento

Da redação:

Poucas estampas conseguem unir clássico e moderno tão bem como o poá. Jovial e chique, a estampa de bolinhas é uma aposta acertada para a estação que se aproxima. Com as temperaturas mais altas, dá pra investir tanto em hits como o biquíni de bolinha quanto em vestidos fresquinhos para uma tarde no parque.

 

O poá, que está em alta desde a primavera passada, fica para receber o verão. A tendência atravessou também meses de inverno e meia-estação. As polka dots, como são conhecidas lá na gringa, já estão presentes no guarda-roupas das mais antenadas há um tempinho. É o investimento fashion que está com a bola toda!

 

Não é de hoje

 

O poá foi imortalizado em 1951, quando a atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe usou um biquíni com a estampa em um ensaio fotográfico. A única regra para acertar na escolha do poá é se divertir. Bolas Grandes, pequenas, coloridas e, até  mesmo, combinadas com outras estampas. A trend é versátil e convida você a ser criativa.

 

Mas a estampa de bolinha aparece na cultura popular há muito mais tempo. Em 1928, Walt Disney apresenta ao mundo a personagem Minnie Mouse usando um vestido em poá. Nos anos 40, a Minnie também ganharia um laço, combinando com o seu look, cheio de bolinhas.

 

Mesmo antes da Minnie, em 1926, a então Miss Estados Unidos Norma Smallwood, apareceu num ensaio fotográfico usando um maiô com bolinhas de cores e tamanhos diferentes. Mostrando para a gente, desde o início, que dá pra brincar com uma estampa padronizada.

 

Longe do mundo da moda e beleza, a artista plástica japonesa Yayoi Kusama — hoje uma das artistas vivas mais influentes e bem pagas do mundo —  fez das bolinhas infinitas sua marca registrada. Seus quadros e esculturas cheios de poá podem chegar a custar US$ 7 milhões.

 

Como usar?

 

De volta para o verão que está chegando, a dica é usar peças com bolinhas grandes para as partes do corpo em que se quer dar mais atenção. Ao contrário, usar peças com bolinhas pequenas faz o volume da roupa e do corpo parecer menor. E dá até para combinar as duas em um mesmo look!

 

Quem quer dar um ar de sobriedade à composição, pode começar pelo preto no branco. Você pode combinar aquele vestidinho de bolinhas pequenas com um lenço na cabeça (trend alert!) com bolas maiores, mantendo o padrão clássico das duas cores. É elegante, atemporal e super in. É atual, mas nunca sai de moda.

 

Outra forma de introduzir o poá com discrição no look é por meio de acessórios. Sapatos, bolsas, brincos, colares, cintos… e a lista continua! Tudo cai bem com a estampa e dá pra brincar com as cores um pouco mais nos acessórios sem medo de errar ou chamar a atenção demais.

 

Mas, se você quiser ousar e colorir o look, dá para experimentar com diversas combinações de cores entre as bolinhas e a cor de fundo da estampa. Dá aquele tom artsy que as famosas e influencers adoram! Pode usar a criatividade mesmo. Nada de abaixar a bola!

 

Dá até pra usar uma mesma peça com bolinhas de cores e tamanhos diferentes como a Normal Smallwood fez lá nos anos 20.

 

Por fim, um segredinho: a tendência do mix de estampas dá pano pra manga com o poá. Pode misturar com, estampa floral, animal print, ou qualquer outra de suas estampas favoritas. É legal tentar manter, nessa brincadeira, uma padronagem de tons, assim, o look fica ousado, mas alinhado na mesmo paleta de cores. Super cool!

 

Quando o verão acabar, dá para ressignificar todas essas peças com casaquinhos, blazers, e calças alfaiataria. Mas enquanto ele está só chegando, vamos recebê-lo com esse clássico divertido.

 

Leave a Reply