Longas horas de exposição à telas pode causar danos posturais, emocionais e até cognitivos. (Foto Reprodução)

Passa muito tempo na frente da tela? Veja o que você precisa saber para preservar a sua saúde

Da redação:

 

Passar muito tempo em frente à telas de computadores e smartphones é parte da rotina de um número cada vez maior de pessoas. Além de fazê-lo por necessidade profissional, muitos aproveitam momentos de lazer assistindo a filmes e séries ou participando de jogos online.

 

Apesar de algo cada vez mais comum, o hábito pode ser prejudicial. Além de problemas posturais, facilmente corrigidos com atitudes simples, como ajustar a altura da cadeira e praticar alongamentos, passar muitas horas em frente às telas ou operando computadores e smartphones pode causar danos à visão, tendinite e até mesmo problemas emocionais.

 

Para crianças pequenas, muito tempo gasto utilizando tablets, smartphones ou outros dispositivos com telas pode atrasar o desenvolvimento cognitivo e social, como alertam a pediatra Ana Escobar e o psicólogo Cristiano Nabuco.

Cuidado com os olhos

Segundo dados divulgados pela OMS em seu relatório global sobre visão, os casos de miopia devem aumentar expressivamente, atingindo até 3,36 bilhões de pessoas até 2030.

 

Até 2010, quadros de miopia atingiam 1.95 bilhões de pessoas.

 

De acordo com a organização, fatores como redução no tempo gasto em atividades ao ar livre, urbanização e atividades físicas ou trabalhos nos quais os olhos precisam focar em objetos muito próximos a eles durante longos períodos de tempo são os principais elementos responsáveis pelo aumento nos casos.

 

De acordo com o oftalmologista Omar Assae, do Hospital CEMA, em São Paulo, a visão tem a capacidade de acomodar seu foco tanto para perto quanto para longe, mas alguns fatores podem prejudicar esta mudança, entre eles o tempo excessivo focado em objetos próximos.

 

“Essa constância excessiva no foco pode ser prejudicial e está associada à miopia”, comenta o especialista.

Como criar um espaço adequado em casa?

A cadeira deve ser sua principal preocupação. Sentar de qualquer maneira desenvolve o costume de má postura, que pode causar danos permanentes à sua coluna.

 

Escoliose, ombros arredondados, queda precoce dos seios, dores agudas, enxaqueca, tensão e estresse são as principais queixas e problemas relatados por quem passa horas na mesa de trabalho.

 

A primeira dica para sentar adequadamente é ajustar a postura para que joelhos e braços formem ângulo de 90º. Apoio para os pés dão mais conforto e podem ajudar na adaptação, caso a superfície onde está seu dispositivo eletrônico seja muito alta.

 

Além disso, procure um espaço limpo, organizado para que consiga ter atenção às suas tarefas. A iluminação, como já visto, é fundamental para seu home office. Fique próximo à janela ou outra entrada de luz natural e não abra mão de luminárias para auxiliar na luz de sua tela e não cansar os olhos.

Dicas para garantir sua saúde e bem estar

 

  1. Alongue-se para diminuir tensões, evitar dores e estimular a circulação sanguínea;
  2. Se possível, a cada 30 minutos, fique de pé por pelo menos 1 minuto. E a cada 3 horas, faça uma pausa, caminhe e alterne a atividade que está fazendo. Isso ajuda inclusive na sua concentração;
  3.  Relaxe mãos e dedos na hora da digitação. Não tecle com força;
  4. Boas horas de sono, desde que na postura correta, recarregam o cérebro e relaxa;
  5. Compense as horas que passa sentado preferindo utilizar escadas em seu dia-a-dia, se mantendo em pé no transporte público e até mesmo descendo um ponto antes ou depois do seu;

 

  1. Pratique atividade física para fortalecer seus músculos e evitar diversas doenças. Lembre-se, seu corpo é uma máquina feita para estar em movimentos. Muitas horas sentado te torna mais fraco e sedentário. Exercite-se e prolongue seus anos de vida!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*