(Foto diculgação)

Paranavaí-Procon e Vigilância encontram mais de mil produtos irregulares

O Procon de Paranavaí e a Vigilância em Saúde realizaram nesta semana mais uma fase da Operação “Victus” (vencido em latim) neste ano. O resumo da fiscalização feita em um mercado do Jardim São Jorge resultou em 901 produtos vencidos que foram retirados do estabelecimento na presença dos responsáveis do mercado e fiscais.

 

Além disso, foram encontrados 479 medicamentos por venda proibida no local e falta de responsável técnico (farmacêutico), conforme Resolução 590/2014 do SESA e 46 vidros de álcool de venda proibida e uso exclusivo institucional, conforme Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA nº 46/2002.

 

“A maior operação havia sido uma com aproximadamente 600 produtos vencidos, mas dessa vez todas as marcas foram superadas. Somando produtos vencidos, medicamentos e vidros de álcool, são 1.426 produtos com irregularidades. Encontramos produtos que já estavam vencidos desde janeiro de 2017. Descartamos 450 garrafas de refrigerante no local. Foi uma situação inusitada, nunca encontramos algo desse tipo”, disse o coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana.

 

As fiscalizações de mercado, segundo Balliana, dão mais segurança e tranquilidade aos consumidores, pois produtos que poderiam estar sendo vendidos e consumidos irregularmente estão sendo descartados. “É nossa função fiscalizar e cumprir a legislação federal. Não queremos prejudicar ninguém com essas ações, mas apenas seguir corretamente o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não vamos deixar que produtos vencidos fiquem nas prateleiras de qualquer comércio e o consumidor seja enganado”, ressaltou.

 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*