Foto reprodução

Paranavaí-Alunos do Centro Renascer vendem verduras cultivadas na Horta Orgânica

“Em 2016, nós iniciamos um projeto de Horta Orgânica Sustentável com os alunos do Centro de Atendimento Especializado Renascer Profissionalizante. O objetivo principal foi promover a inclusão social, a cidadania e a qualidade de vida dos nossos alunos, já que eles levam as verduras cultivadas para o consumo de casa. Como a produção é farta, nós conversamos e todos os alunos concordaram em vendermos parte dos produtos na vizinhança próxima. Eles plantam, cultivam, colhem e saem para vender. Quem compra os produtos da nossa horta está se alimentando de verduras frescas e sem nenhum agrotóxico e, em paralelo, estamos desenvolvendo nos alunos um senso de responsabilidade, autonomia, ensinando a abordar as pessoas da maneira mais educada para oferecer os produtos, e ensinando a lidar com dinheiro, já que eles mesmos fazem a venda e dão o troco para os consumidores”, explica a professora Eliane Niehues, responsável pelos trabalhos no Centro Renascer.

 

Na horta orgânica, os alunos especiais do Centro Renascer cultivam alface americana, alface lisa, almeirão, cebolinha, coentro, brócolis, beterraba, acelga, pimenta, cebola de cabeça e chuchu. “Esta safra eles plantaram há 45 dias. E eles são tão comprometidos que no período de férias um dos nossos alunos veio todos os dias aguar e cuidar da plantação. Para irrigar usamos água de uma cisterna que coleta água da chuva. O resultado é maravilhoso. As verduras estão muito bonitas, prontas para colher e serem consumidas fresquinhas. Então a partir de hoje eles começam a colher o que está pronto para ser vendido. Eles higienizam tudo, colocam preço e saem na comunidade vendendo”, ressalta a professora.

 

Com o dinheiro das vendas, os alunos promovem ações de integração e passeios entre eles. “Eles já foram em pizzaria, no cinema, já fizemos um almoço especial, já compraram caixas de bombom em datas especiais, tudo com o dinheiro da horta. Agora eles decidiram fazer um passeio em uma tarde e ir em uma sorveteria. Dependendo da renda que eles conseguirem, eles querem ir novamente ao cinema. É muito bom ver o quanto este projeto ajuda no desenvolvimento deles, o quanto eles aprendem e gostam de lidar com a terra, de ver o trabalho deles reconhecido, mesmo que seja pelos moradores aqui da vizinhança”, avalia Eliane.

 

Além do projeto da horta orgânica, os alunos especiais do Centro Renascer trabalham com artesanato, produzindo peças para datas especiais como a Páscoa, Dia das Mães, Natal, etc. Agora, a produção está focada em presentes para o Dia dos Pais.

 

Quem quiser conhecer mais de perto este trabalho e colaborar, adquirindo os produtos artesanais, as verduras ou desenvolvendo alguma ação voluntária, basta ir até o Centro Renascer, que fica na Rua Amazonas, s/n, esquina com a Avenida Tancredo Neves, nos fundos da Associação de Moradores Santa Cecília. O telefone de contato é o 3902-1020.

 

 

Galeria de Fotos

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*