Óleo de semente de abóbora e seus benefícios

Você sabia que o óleo de semente de abóbora oferece diversos benefícios para a saúde do nosso organismo? Extraído das sementes da abóbora, também conhecida como jerimum em algumas regiões do país, o óleo contém ingredientes poderosos que combatem inúmeras doenças e ajudam a manter o seu corpo mais forte e cheio de saúde. Quer saber que benefícios são esses? Continue lendo.

Benefícios do óleo de semente de abóbora

Além de prevenir e combater inúmeras doenças, o óleo de semente de abóbora também cuida da parte externa do nosso corpo, com cabelos e pele mais bonitos e saudáveis. Vamos saber mais?

Reduz doenças que atingem a próstata

Com o avanço da idade, os homens tendem a sofrer com problemas recorrentes na próstata, como a hiperplasia prostática benigna (BPH), que provoca vários incômodos nessa região e também na bexiga como idas frequentes ao banheiro e dor ao urinar.

O óleo de semente de abóbora reduz esses sintomas porque é rico em vitamina E e possui antioxidantes, duas substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células e combatem o mau funcionamento dos órgãos.

Combate doenças cardiovasculares

O óleo de semente de abóbora equilibra os níveis de colesterol no organismo, reduzindo o colesterol ruim e mantendo o colesterol bom. Dessa forma, acaba contribuindo também para a redução de placas de gordura nas veias e artérias, uma das grandes causas das doenças cardiovasculares.

Reduz a queda de cabelo

Rico em vitamina E, o óleo de semente de abóbora combate a queda de cabelo. Nos homens, a calvície está associada ao hormônio DHT, cujos efeitos são reduzidos pela ação do óleo de semente de abóbora.

Reduz inflamações intestinais

O óleo de semente de abóbora possui diversos ingredientes que combatem inflamações em várias partes do nosso corpo. Um exemplo é o intestino que sofre constantemente com processos inflamatórios ocasionando desconfortos como dores gastrointestinais, gases e estufamento.

O consumo regular do óleo diminui a incidência desses desconfortos estomacais e intestinais porque possui ácidos graxos, antioxidantes e muitos outros nutrientes capazes de ajustar o funcionamento dos órgãos.

Ajuda a tratar a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença que atinge o intestino provocando sintomas como prisão de ventre, diarreia e dores abdominais. O consumo frequente do óleo de semente de abóbora também está associado à diminuição desses desconfortos.

Combate os problemas nas articulações

A artrite é uma doença comum, que afeta boa parte da população em geral e se caracteriza por dores em diversas articulações do corpo. Como o óleo de semente de abóbora possui grandes quantidades de antioxidantes e ácidos graxos, como o ômega 3, esses nutrientes ajudam a reduzir as dores provocadas pela artrite, uma vez que diminuem a inflamação das áreas afetadas.

Previne doenças como o câncer

A relação entre os antioxidantes e a prevenção de doenças como o câncer já é conhecida da medicina. Os antioxidantes têm uma função fantástica no corpo humano que é o combate aos radicais livres que, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento das células.

Ao combater esses radicais livres, os antioxidantes eliminam toxinas do corpo, mantém órgãos e tecidos saudáveis, longe da oxidação e reduzem a incidência de tumores nas células. Por isso, o óleo de semente de abóbora é recomendado para o combate a diversos tipos de câncer, especialmente o câncer de mama, de próstata e o câncer de cólon.

Garante sensação de bem-estar

As sementes de abóbora são ricas em triptofano, uma substância conhecida por despertar a sensação de prazer, motivação e bem-estar. Isso acontece porque o triptofano auxilia na produção da serotonina, o conhecido hormônio do bom humor.

Incluir o óleo dessas sementes no seu cardápio vai deixar o seu dia mais feliz e você muito mais bem-disposto.

Contribui para a saúde da pele

O ômega 3 e a vitamina E, presentes no óleo de semente de abóbora, são importantes para uma pele mais saudável, macia, elástica, hidratada e menos suscetível a manchas e envelhecimento precoce.

Mantém olhos mais saudáveis

A vitamina A é outro ingrediente presente na semente de abóbora e, consequentemente, no óleo derivado desta semente. A vitamina A é conhecida por seus efeitos benéficos para a saúde dos olhos, pele, ossos e dentes.

Como consumir o óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora tem um sabor agradável, leve e pode ser incluído no seu cardápio com tranquilidade. Pode usá-lo no preparo de receitas ou no tempero de saladas. Se preferir uma maneira mais prática de consumo, pode optar pelo óleo em cápsulas.

Além de garantir os mesmos benefícios do óleo vendido em outras embalagens, com as cápsulas de óleo de semente de abóbora, você faz uma ingestão mais rápida e prática. As cápsulas também são uma opção para quem não gosta do sabor característico dos óleos comestíveis.

Na hora de comprar, escolha o óleo prensado a frio. É o ideal para consumo, pois preserva todas as suas características e nutrientes.

Como vimos, o óleo de semente de abóbora tem tantos benefícios que é impossível deixá-lo fora do seu cardápio, não é verdade? Se você ainda não experimentou, conheça a versão do óleo em cápsulas e garanta um corpo mais saudável e resistente a doenças, inflamações e infecções.

Da redação:

 

Leave a Reply