Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos e com o tempo ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
Você certamente já deve ter visto alguns filmes ou séries americanas abordando esse tema, com crianças fantasiadas procurando doces na vizinhança.Isso porque lá, nos Estados Unidos esse dia é dado como feriado de tal importância para o país.
Qual origem do Halloween?
Os historiadores atribuem que o Halloween foi resultado da mistura de traços de uma cultura religiosa pagã e cristã. A origem pagã do Halloween está relacionada com o Samhain, um festival dedicado à colheita e aos mortos praticados pelos celtas na antiguidade. Os celtas eram um povo que habitava as Ilhas Britânicas, além de parte da Península Ibérica e da Europa Central.
O Samhain era um dos festivais mais importantes realizados por esse povo e acontecia na passagem de 31 de outubro para 1º de novembro, celebrando a colheita realizada, assim como, prestava homenagem para os mortos. O Samhain era um momento de transição para os celtas, pois era nesse momento que se encerrava um ano e outro se iniciava.
Como funciona o Halloween no Brasil?
Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces
Talvez você já tenha ouvido sobre a Marcha dos Zumbis. A influência de seriados com tramas que envolvem mortos-vivos criou em diversas partes do mundo um evento que reúne várias pessoas com fantasias macabras.
No Brasil, a Marcha dos Zumbis, ou Zombie Walk, começou em São Paulo, no ano de 2006, e já acontece em outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza e João Pessoa.”
Personagem Brasileiro de Terror
Um personagem que ficou muito conhecido é o pai do terror brasileiro, José Mojica Marins, e a trilogia de Zé do Caixão. A saga do coveiro em buscas de um filho perfeito começa no clássico ‘À Meia-noite Levarei Sua Alma’, passa por ‘Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver’ e termina na continuação tardia, ‘Encarnação do Demônio’.
Canecas personalizadas
São muitas as curiosidades sobre essa data que muitos brasileiros gostam devido a sua temática e a chance de mostrar seu “monstro interior”.
Impacto do Halloween na economia
Essa data é muito forte para a economia devido ao volume de mercadorias que é movimentada com o aumento de consumo. Entre os mais diversos tipos de presentes que são comuns como canecas personalizadas, doces e fantasias, por exemplo, sofrem um alto impacto.
Fonte: Google Trends – Halloween – 2004 a 2022
Precisamos lembrar que esse é o primeiro halloween após a pandemia que impactou entre 2020 e 2021. E esse ano é esperado que o mercado seja bem movimentado.
Foto: portaltagarelas.com