O que é a tecnologia 5G e quando chega ao Brasil?

Da Redação:

A pesquisa mais recente do IBGE, revelou que aproximadamente 116 milhões de brasileiros já possuem acesso à internet por meio do celular. Tal índice revela o nosso desejo, cada vez maior, por navegar na rede e usufruir de todas as vantagens que o mundo virtual pode oferecer.

 

Diante de tudo isso, contar com uma internet de boa qualidade pode fazer toda a diferença, não é mesmo? Afinal, muitas vezes, precisamos de uma tecnologia eficiente para ouvirmos nossas músicas, olharmos vídeos e até jogar on-line. Por isso, muitos especialistas trabalham no próximo nível da banda larga para smartphone, o já popular 5G.

 

Mas será que você sabe o que é o 5G e quais são as perspectivas para o futuro? Fizemos abaixo uma lista com as principais dúvidas que os usuários podem ter e ainda fizemos uma previsão de quando essa tecnologia deve chegar ao Brasil. Confira!

O que é o 5G?

O 5G, é o sistema de banda larga sem fio que pretende ser a evolução do 4G, modelo que está atualmente em vigor no Brasil. O objetivo é que essa nova tecnologia seja capaz de realizar grandes melhorias e avanços na relação do usuário com a internet.

 

Para você ter ideia, atualmente, a 4ª geração dessa tecnologia é capaz de proporcionar uma velocidade de, em média, 33 Mbps. Por outro lado, existem estimativas que o 5G deve entregar uma velocidade de aproximadamente 10 Gbps, se tornando de 50 a 100 vezes mais rápido que a tecnologia anterior. Muita diferença, não é?

Qual é a importância do avanço da tecnologia 5G?

Muitos podem pensar que o avanço da tecnologia 5G está relacionado com a possibilidade de fazer tudo na internet com mais velocidade. E essa afirmação está correta, mas essa inteligência pode proporcionar muito mais que isso.

 

Isso porque, uma série de serviços demanda de rede e uma quantidade elevada de inteligência para funcionar da forma programada, o que ainda não é possível. Vou explicar, você já imaginou um mundo em que os drones podem salvar pessoas de incêndios ou carros que se locomovem de forma autônoma?

 

Essas duas ideias são apenas algumas premissas de tudo que pode ser possível com o avanço da internet. Com uma capacidade de estrutura e uma velocidade superior, existem diversas possibilidades para que a internet seja ainda mais usada do que nos dias de hoje!

Quando a rede 5G deve entrar na prática e chegar ao Brasil?

As perspectivas mais otimistas revelam que alguns países já devem lançar suas redes 5G no ano de 2020. Apesar disso, a grande maioria das nações deve esperar mais um pouco.

 

Acredita-se que o 5G deve se espalhar e funcionar de forma correta em todo o mundo, inclusive no Brasil, apenas em 2025. Até lá, o 4G pode sofrer algumas modificações e o nosso serviço pode melhorar um pouco!

Quais dispositivos e aparelhos poderão usufruir da rede 5G?

Quando ouvimos em redes 4G ou 5G, logo pensamos em internet para celular. Apesar disso, é importante enfatizar que a 5ª geração de internet banda larga sem fio poderá ser utilizada nos mais diferentes aparelhos.

 

Estima-se que, com a popularização e redução dos preços, a rede 5G poderá ser utilizada em diversos eletrodomésticos, em pulseiras, relógios e outros equipamentos tão presentes em nosso dia a dia. Alguns acreditam até mesmo que o 5G poderá substituir as tão conhecidas redes wi-fi. Será mesmo?

E quanto vai custar tudo isso?

Para quem está esperando pela rede 5G para utilizar no smartfone, é importante lembrar que, provavelmente, você deverá trocar de celular. Isso, porque existem configurações que colocam os aparelhos que suportam o 4G como “antigos”.

 

Apesar disso, para evitar a falta de estrutura que ocorreu na transição do 3G para o 4G, muitas fabricantes já estudam modelos adaptados ao 5G. Existem especialistas até mesmo que defendem que esses celulares já serão vendidos nos próximos meses, criando toda a condição necessária para o avanço da tecnologia 5G no mercado.

 

Mas e você, está ansioso para a invenção do 5G? Essa tecnologia promete chamar a atenção de todos e diminuir o tempo que você precisa esperar por qualquer processo na internet. Vale a pena esperar para ver, não é mesmo?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*