Mutirão da dengue no Jardim São Jorge visitou mais de 3700 imóveis nesta terça

Aproximadamente 200 pessoas participaram do mutirão da dengue organizado pela Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, nesta terça-feira (16). O mutirão percorreu em torno de 130 quarteirões, visitando desde as casas da Coloninha, até os novos conjuntos habitacionais, onde foram visitados mais de 3.700 imóveis. De todas as visitas, foram localizados 10 focos com larvas do mosquito, que foram prontamente eliminados.

Ações como essa visam além da limpeza das casas e terrenos, a conscientização da população, pois a luta é de todos contra uma nova epidemia na cidade. “Além dos trabalhos de rotina que realizamos diariamente, vamos procurar fazer um mutirão por semana, como já fizemos nos jardins Morumbi e Ipê, e na Vila City. Em algumas casas encontramos resistência dos moradores, que insistem em não fazer o seu trabalho. As pessoas se apegam a determinados materiais, e não os jogam fora, mesmo não tendo mais utilidade. Não podemos deixar isso acontecer. Hoje, fomos bem recebidos e conseguimos realizar o trabalho. Precisamos eliminar todos os focos de larvas, acabar com a água parada e cuidar do nosso quintal. Uma casa mal cuidada não afeta apenas uma pessoa, mas vários quarteirões também. A população precisa colaborar, pois não conseguiremos fazer tudo sozinhos”, enfatizou Randal.

Foram retirados quatro caminhões de lixo descartável, e ainda há mais a ser feito. Para a ACS (Agente Comunitária de Saúde), Maria Aparecida Dias, “as pessoas não se atentam o suficiente. Ontem choveu, e hoje encontramos garrafas, vasilhas, vasos e muitos outros objetos com água. A população precisa eliminar a água parada e fazer corretamente o descarte de lixo. É preciso ter atenção para que o mosquito não se desenvolva, pois qualquer poça de água pode se tornar um foco de dengue”, afirmou.

O trabalho contou com a participação dos agentes de endemias da Visa, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), equipes da Secretaria de Infraestrutura, Ditran (Diretoria de Trânsito), Polícia Militar, Sanepar, Transresíduos e servidores da Secretaria de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

IJD-PROJETOS-1

Leave a Reply