Mesmo com férias programadas nenhuma UBS está sem atendimento médico

Todo trabalhador tem direito a descansar e tirar um período de férias. Com os médicos que atendem a população nos postos de saúde não é diferente. Todo ano a Secretaria de Saúde elabora um cronograma de férias programadas e garante que nenhuma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fiquem sem atendimento médico.

“Algumas pessoas têm comentado nas redes sociais que os postinhos estão sem médico, o que não é verdade. Todos os postos têm pelo menos um médico atendendo. O que acontece é que em alguns locais normalmente temos duas ou três equipes, e quando um médico entra em férias também diminui o ritmo de atendimento. Nós liberamos as férias dos médicos para o mês de janeiro, porque é um período em que normalmente a demanda de atendimento é menor, por conta das férias muitas famílias viajam, etc.”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Atualmente, Paranavaí tem 15 postos de saúde (incluindo os distritos), com atendimento normal de 22 médicos do ESF (Estratégia Saúde da Família). Neste mês de janeiro, apenas cinco profissionais estão em férias, o que significa 17 médicos em atendimento nos postos de saúde.

Apenas os moradores dos distritos, que têm atendimento em dias específicos da semana, estão sem médico para atendimento, pois a demanda é atendida por apenas um profissional, que está em férias. O atendimento será retomado no dia 6 de fevereiro, com o retorno do médico.

Quem quiser saber qual o melhor horário para atendimento no posto mais perto de casa, só precisa ligar na UBS ou na Secretaria de Saúde (3421-1300) para ter mais informações.

Salas de Vacina – Alguns profissionais das salas de vacina do município também estão em período de férias, por isso alguns postos de saúde ainda não estão oferecendo a vacinação contra o HPV e a Meningite do tipo C (conjugada). Mas, quem precisar, pode levar os adolescentes para tomar as doses das vacinas em qualquer uma das oito UBSs que estão em funcionamento: Jardim Maringá, Centro, Jardim São Jorge, Monte Cristo, Morumbi, Chácara Jaraguá, Celso Konda (Vila Operária) e distrito de Graciosa.

 

Fonte: SECOM

 

 

Leave a Reply