Foto ilustração

Meninas de 9 a 13 anos podem se vacinar contra o HPV

Meninas de 9 a 13 anos devem procurar uma Unidade de Saúde e se vacinar gratuitamente contra o HPV. A vacina protege contra o papilomavírus humano, causador de mais de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Atualmente, esse tipo de tumor é o terceiro mais frequente em mulheres e a quarta causa de morte feminina por câncer no Brasil.

“Nossa meta é vacinar, no mínimo, 80% da população feminina nesta faixa etária no Paraná e, com o passar dos anos, reduzir cada vez mais o número de casos no Estado”, diz o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Paraná deve contabilizar 860 casos da doença em 2016.

O coordenador explica que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e longo prazo. “Realizando a vacinação agora, é provável que em alguns anos possamos reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero.”

Após a primeira dose, as meninas vacinadas devem retornar à Unidade de Saúde depois de seis meses para a 2ª dose. “O retorno é muito importante. Para que a imunização seja eficaz, o esquema vacinal deve estar rigorosamente em dia”, ressalta Crivellaro. As meninas que já tomaram a primeira dose em outros períodos também devem retornar para garantir a proteção.

BALANÇO – A vacina faz parte do esquema vacinal da rede pública de saúde desde 2014. A primeira fase da campanha ultrapassou a quantidade mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde. O Estado aplicou 313.180 doses em meninas de 11 a 13 anos, chegando a 121,58% da meta.

Em 2015, a cobertura vacinal diminuiu. Foram 72,39% das meninas de 9 a 11 anos de idade vacinadas no Paraná e 185.459 doses aplicadas.

Por fazer parte do calendário básico de vacinação do SUS, as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde durante o ano todo. A estratégia de vacinar na faixa etária entre 9 a 13 anos foi definida para imunizar as garotas antes do início da vida sexual.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

parceiros 01

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*