Matrículas para EJA 2020 começam na próxima segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (06) o período de inscrições para as aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A matrícula no supletivo para o Ensino Médio ou Ensino Fundamental deve ser feita até o dia 24 de janeiro. A rede estadual tem 238 escolas credenciadas. Além disso, o Paraná conta com 92 CEEBJAs (Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos).

 

De acordo com a Secretaria da Educação, os alunos devem procurar diretamente as escolas onde pretendem estudar e efetuar a matrícula. Clique aqui e confirma a lista de instituições que oferecem o EJA.

 

EJA é voltado para todos que desejam voltar a estudar e concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Conforme a Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná), os cursos serão semestrais. Assim, o tempo médio estimado para a conclusão deve cair de cinco anos para dois anos.

Além disso, a mudança para o currículo semestral e a matriz unificada permitirá ao estudante trocar de escola durante o curso sem prejuízos. Assim, se necessário, o aluno poderá continuar o programa do EJA em qualquer instituição que ofereça a modalidade.

 

COMO SE MATRICULAR NO EJA 2020

Para efetivar a matrícula no EJA (Ensino de Jovens e Adultos), o estudante deve escolher uma instituição que ofereça a modalidade. De acordo com a Secretaria da Educação, é necessário levar os seguintes documentos (original e cópia):

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
  • RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio
  • CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional)
  • Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos)
  • Fatura recente (até dois meses) da conta de luz
  • Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome do aluno EJA
  • Número de telefone para contato
  • E-mail da mãe/pai/responsável legal
  • CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio
  • Histórico Escolar
eja, encceja, ensino, educação, ensino médio, ensino fundamental, supletivo, matrícula, matrículas, inscrições, inscrição, jovens e adultos, supletivo
Saiba como se inscrever e fazer a matrícula no EJA 2020. (Arquivo/Agência Brasil)

Quem pode fazer a matrícula no supletivo?

O programa de Educação de Jovens e Adultos é separado em duas etapas. Conforme a Secretaria de Educação, qualquer pessoa com mais de 15 anos pode se inscrever no supletivo do Ensino Fundamental. Quem tem a partir de 18 anos completos e já concluiu a primeira etapa pode aderir ao Ensino Médio.

 

EJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.

EJA Ensino Médio: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

__________

Fonte: Agência Brasil

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*