Mais dois médicos cubanos deixam Paranavaí

A Secretaria Municipal de Saúde teve mais uma baixa no Programa Mais Médicos. Outros dois médicos cubanos deixaram a cidade ao fim do contrato e agora o desfalque é de cinco médicos nas unidades de Paranavaí.

 

Segundo a secretária de Saúde, Andréia Vilar, o problema é a falta de comunicação do Ministério da Saúde. “Todos os contratos e renovações dependem exclusivamente do ministério, o município não participa desse processo. Quando é necessária uma renovação contratual, o ministério entra em contato direto com o médico. No nosso caso, os médicos deixaram o prazo vencer, não renovaram e simplesmente foram embora”, lamenta.

 

Os dois médicos que foram embora atendiam nos postos do Jardim Maringá e Chácara Jaraguá. A secretaria de Saúde já entrou com o pedido de reposição de mais dois médicos do programa, totalizando cinco neste ano. O Ministério da Saúde se comprometeu a ajudar o município a resolver o problema, dizendo que há uma possibilidade de encaminhar alguns médicos nas próximas semanas.

 

“Nós pedimos a compreensão e colaboração da população. Foi uma situação inesperada e estamos tentando lidar com isso da melhor maneira. Já fizemos o pedido de reposição dos profissionais e esperamos que até o mês de abril o governo federal nos envie novos médicos para retomarmos o atendimento”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

 

Leave a Reply