Para o prefeito Rogério Lorenzetti a parceria com a Polícia Militar é um ganho muito grande para a formação das crianças.

Mais de 800 crianças da rede municipal de Paranavaí participaram da formatura do PROERD 2016

Mais uma vez a rede municipal de ensino comemorou o fim das aulas e a formatura da turma de 2016 do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O evento que aconteceu na quinta-feira (8), na quadra do Sesc, contou com a participação de 874 alunos das 18 escolas municipais de Paranavaí.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti a parceria com a Polícia Militar para a realização do Programa é um ganho muito grande para a formação das crianças.
“Somos gratos ao PROERD que vem há mais de 15 anos orientando e trazendo conhecimento sobre os perigos da vida às nossas crianças. Quem se forma por este Programa, sabe que tipo de situações vai encontrar na vida e como dizer não às que são necessárias. O Brasil precisa e muito desses jovens. Porém, eles não podem ficar apenas com os conhecimentos dos policiais, a educação vem de casa e cabe aos pais educarem seus filhos e reforçarem tudo que lhes foi ensinado”, salientou.
O prefeito ainda disse que, além de cuidar e não permitir o contato com as drogas, é preciso estar atento com as “drogas lícitas”.
“A Polícia Militar tem feito um trabalho excelente, maravilhoso. O PROERD é importantíssimo na formação de uma criança. Os pais precisam se conscientizar também das drogas que são lícitas no nosso país, mas que fazem mal às crianças. Drogas como a bebida alcoólica, cigarro, e qualquer outro tipo de droga que oferecido pelas mãos dos pais. Não podemos incentivar nossos filhos a este caminho, pois se a bebida é oferecida pelo pai, eles vão entender que aquilo é prazeroso e que não faz mal algum. É de extrema importância que as crianças sejam afastas de todos os tipos de drogas, mas também das drogas lícitas”, frisou.
A diretora de Educação, Fátima Ferreira Louro, que esteve representando a secretária de Educação do município, disse que a formatura é um momento marcante. “Foram muitos aprendizados durante o processo em sala de aula que vemos findar aqui hoje. Queremos que no futuro todo o trabalho realizado tenha efeito e as crianças cresçam com a certeza de que uma boa instrução faz diferença. Guardem todos os ensinamentos e experiências e optem sempre pelo caminho do bem”, enfatizou.
O comandante da 3ª companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Joel Guerreiro Martins, avaliou que “temos muito a agradecer a prefeitura pela parceria, pois o programa é feito pela Polícia Militar, mas em parceria. Sem o apoio das instituições não teríamos como fazer tudo isso. Trabalhamos com a prevenção e temos que acreditar que a prevenção é o melhor caminho. Temos que evitar a droga, violência e criminalidade e não deixar que as pessoas se envolvam com isso. O trabalho desenvolvido em Paranavaí pelos instrutores Marcelo e Sgotti tem sido excelente e temos que parabenizá-los, pois vemos os objetivos sendo atingidos. Lembramos ainda que os pais têm que continuar a reforçar estas lições para que as crianças sejam pessoas felizes no futuro, para que nunca entrem nas drogas e na violência, que é um problema que está destruindo tantas famílias. Os pais precisam estar em cima, corrigindo e se preocupando”, discursou Martins.
Para o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Pedro Baraldi, “o trabalho da Polícia Militar nas escolas estaduais têm sido exemplar. A responsabilidade é grande e sempre procuramos colocar a culpa em alguém quando alguma coisa não dá certo. Queremos colocar a culpa no prefeito, no presidente, mas somos responsáveis por aquilo que fazemos, e se queremos um país com educação de qualidade, temos que trabalhar por isso. Nesse contexto, o trabalho da Polícia em prevenir nossas crianças têm sido fantástico”, ressaltou Baraldi.
Os policiais instrutores Antonio Marcos Sgotti e Marcelo Barbosa Gimenes também foram homenageados pelos serviços prestados e ajudaram as autoridades a fazerem a entrega dos certificados de formatura para cada escola participante do PROERD em 2016.

SOBRE O PROGRAMA
O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O PROERD é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.

 

 

Fonte: SECOM

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*