Uma conversa entre alunos da rede estadual de ensino e representantes políticos de uma cidade para esclarecimento de dúvidas sobre cidadania. Esse seria um encontro extremamente positivo para ambos se acontecessem na prática. Uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público e Secretaria de Educação transformou este momento em realidade ao promover um encontro entre alunos da Escola Estadual Enira de Paranavaí, o prefeito de Paranavaí Rogério Lorenzetti, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), e o Chefe do Núcleo de Educação em Paranavaí, Pedro Baraldi.
Em um momento muito agradável e de grande curiosidade dos alunos, cada um teve a oportunidade de direcionar perguntas livres aos participantes, que responderam atentamente a cada questionamento. Em quase uma hora de debate, os alunos perguntaram sobre investimentos nas escolas, a vinda de recursos para a cidade, e a situação dificultosa pela qual passa o Brasil.
“Há dois anos, prevendo a situação de dificuldade que o país passaria, começamos a cortar cargos de confiança para enxugar a máquina pública. Hoje, temos pouco mais de 80 cargos comissionados, praticamente metade do que tínhamos. Municípios do Paraná começaram a desesperadamente cortar gastos e cargos por ver a situação se dificultando, e graças a equipe que trabalhou com seriedade e montou estratégias corretas, nos antecipamos a essa crise reduzimos alguns gastos. As contas estão equilibradas, os salários estão sendo pagos em dia, e em alguns casos até de forma adianta, e temos conseguido manter Paranavaí no caminho certo”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti.
Quando questionado por um aluno sobre os enfrentamentos da cidade contra a crise e o desemprego, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresentou números importantes conquistados pela cidade. “Paranavaí é responsável por 12% da produção de suco de laranja que se transforma em exportação no Brasil. São diversas empresas levando o nome da cidade com a produção de suco de laranja. Somos o 2o maior produtor de frango do Estado e temos 45% da produção de mandioca do país, produzida em nossa região. A expansão da GTFoods alavancou a criação de empregos em Paranavaí, criando aproximadamente 8 mil postos de trabalho. Além de tudo isso, ganhamos novas fábricas, shopping, hipermercado, duas multinacionais e outros empreendimentos. Demos incentivos fiscais para que as empresas se estabelecessem em nossa cidade e a economia pudesse avançar significativamente”, apontou Scarabelli.
Uma das alunas demonstrou preocupação com alguns problemas da escola e questionou ao Chefe do Núcleo Regional de Educação se existem pretensões de reforma na escola. “Já existe um pedido de recurso para essa escola. Temos o repasse para o ‘Fundo Rotativo’, que existe para a escola aplicar em coisas pequenas, como troca de torneiras e reformas de coisas básicas. Para uma obra maior, precisamos de projeto. Chegou a ter uma liberação de R$ 150 mil para reformas na estrutura dessa escola, mas a empresa vencedora da licitação passou por algumas dificuldades e o processo teve que ser reiniciado. Hoje, em nossa região, temos quatro escolas que precisam de recursos com prioridade, e a primeira é o Colégio Enira. Esperamos que o repasse de R$ 150 mil possa ser liberado em 60 dias, e por isso contamos com o trabalho de nossos representantes para agilizarmos e garantirmos a concretização desse processo”, enfatizou Baraldi.
Com os esclarecimentos prestados e a compreensão da função de cada político, os alunos se mostraram satisfeitos e, principalmente, tiveram suas dúvidas respondidas com clareza. “Para nós ter esse momento é muito importante. Poucas pessoas têm a oportunidade de estar frente a frente com o prefeito e outras pessoas importantes. Ficamos felizes por saber que nossa cidade está conseguindo se sair bem desse tempo difícil que estamos passando em nosso país”, disse o aluno do 3º ano, Alex.
Mais fotos:
Fonte: Prefeitura de Paranavaí