A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia neste mês a distribuição de informativos para ajudar na eliminação dos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da dengue, chikungunya e zika. Devem participar leituristas da empresa em 103 cidades indicadas pela Secretaria de Estado da Saúde que registraram mais casos de dengue no Estado.
“Nosso exército de leituristas vai entrar na guerra contra a dengue, atendendo um pedido do governo estadual e uma necessidade social de prevenção da doença”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. Em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria da Saúde, os empregados da Sanepar vão receber treinamento sobre as doenças.
Os informativos distribuídos pela Sanepar trazem uma lista de 20 possíveis focos do mosquito, como garrafas pet, garrafas de vidro, ralos, vasos, cacos de vidros em muros, vasilhas para animais, lixeiras, fontes, calhas, piscinas e outros. Há instruções para eliminar cada foco. A recomendação é que essas ações sejam repetidas uma vez por semana, já que os ovos do Aedes demoram cerca de dez dias para se transformarem em mosquitos adultos.
A Sanepar informa que não entrará nas casas para fazer vistorias, já que a atividade é feita por outros órgãos. Caso o morador tenha alguma dúvida ou observe alguma atitude suspeita de agentes, poderá entrar em contato gratuitamente com a Sanepar pelo 0800 200 0115 ou mesmo informar a polícia.
ALERTA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ocorrem 300 milhões de infecções por dengue por ano – 100 milhões de infectados apresentam sintomas. A OMS afirma ainda que aproximadamente 50 mil doentes morrem todo ano.
As fêmeas do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus preferem colocar os ovos na borda de materiais com água limpa, mas se não houver, elas colocarão em água suja ou mesmo em locais onde não há água. Os ovos podem durar até 450 dias fora da água e se desenvolvem quando ela surge. Por isso, é importante eliminar todos os possíveis criadouros, ou seja, locais que possam acumular água.
Fonte: Portal Loanda
|