rEPRODUÇ

Leis de inclusão de data no Calendário Oficial e nome de rua homenageiam serviços à comunidade

O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou nesta quarta-feira (26) duas importantes leis para a comunidade paranavaiense. A primeira, a Lei Municipal nº 4.565/2016, inclui no Calendário Oficial do município o Dia da Cavalgada, comemorado anualmente no segundo domingo do mês de setembro. Já a lei Municipal 4.566/2016 denomina de Rua Eva Ribeiro da Costa, a Rua Projetada “D”, localizada no Jardim Parque dos Ipês. A cerimônia de assinatura das leis foi acompanhada por familiares da homenageada e por membros dos eventos de cavalgada realizados em Paranavaí.

“Quero parabenizar os vereadores responsáveis por estes dois Projetos de Lei tão importantes para as famílias, e que prestam reconhecimento aos serviços comunitários prestados por essas pessoas. Acredito que esta gestão foi a que mais promoveu Leis com denominação de ruas, porque a cidade cresceu; novos bairros, loteamentos e conjuntos populares foram surgindo. Sei que a Eva teve uma vida de serviços prestados à comunidade e acredito que a homenagem é muito justa. Já a Cavalgada é um esporte sadio. A sociedade fica cada vez mais urbana, e este contato com os animais, ainda mais os de grande porte como o cavalo, é comprovadamente benéfico até à saúde. O homem e o cavalo são companheiros há muito milênios. A tradição da Cavalgada traz toda uma questão histórica, que muitas vezes vai se perdendo, e é importante poder fazer com que as pessoas tenham contato com esta tradição brasileira”, enfatizou o prefeito Rogério Lorenzetti.

A Lei Municipal nº 4.565/2016, que inclui no Calendário Oficial do município o Dia da Cavalgada, se originou de um Projeto de Lei proposto pelo vereador Walter dos Reis. Já a lei Municipal 4.566/2016 que denomina a Rua Eva Ribeiro da Costa, foi sancionada através de um Projeto de Lei da vereadora Zenaide Rosa Borges.

Rua Eva Ribeiro da Costa – “Foi com muita honra e satisfação que elaborei este projeto para dar o nome da Eva a esta rua. Era uma companheira de trabalho, uma guerreira, que sempre esteve presente e foi companheira nas nossas lutas na Secretaria de Saúde. Eu não podia deixar de homenagear uma pessoa tão especial como ela. Às vezes as pessoas falam que os vereadores só fazem Projeto de Lei com nome de rua, mas nós vemos que é muito gratificante para as famílias você ver que alguém se lembrou e reconheceu o valor do seu ente querido. No caso da Eva, esta é uma pequena homenagem, e muito justa”, destacou a vereadora Zenaide Rosa Borges.

A irmã da homenageada, que também é servidora na Secretaria Municipal de Saúde, agradeceu o reconhecimento em nome da família. “Somos gratos pelo privilégio de ter a Eva em nossa família. Ela era uma pessoa formidável, honesta, do bem, que sempre olhou para o próximo com muito carinho. Para o Executivo e o Legislativo, pode até ser corriqueira uma homenagem como esta, mas para nós, como família, é algo muito importante. Vocês estão eternizando o nome da Eva e da nossa família. Temos visto que as lideranças de Paranavaí têm proporcionado muito momentos de felicidade para as famílias, não só em ocasiões como esta, de dar nome a uma rua, mas com a entrega da casa própria, com Educação de qualidade para as crianças. O Executivo e o Legislativo têm sempre pensado nas famílias de Paranavaí, e nós somos muito gratos por tudo”, frisou Elza da Costa.

Dia da Cavalgada – Os representantes do grupo organizador das cavalgadas em Paranavaí lembraram que “o cavalo existe desde o começo do mundo. Estes animais sempre participaram das grandes vitórias da humanidade. A tradição da Cavalgada estava morrendo, e nós estamos trabalhando para resgatar esta tradição do homem do campo novamente. A Cavalgada é uma maneira de juntar os amigos e poder fazer um momento de confraternização com este pessoal. Já estamos caminhando para a oitava edição da Cavalgada e agora, com o apoio do município, vamos poder organizar um evento marcante para as famílias”.

“O vereador Walter não pode estar presente hoje, mas fico feliz de poder participar deste momento o representando. Sou do Rio Grande do Sul e sei da importância desta tradição, da manutenção de uma cultura familiar, festiva e bonita”, comentou o assessor Leandro Castro.

Fonte: SECOM

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO!

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*