Secretaria de Estado da Educação do Paraná, CEEBJA Paulo Freire em Curitiba, provas onlines para os alunos concluirem o ensino médio ou fundamental. 17-08-16. Foto: Hedeson Alves/SEED

Jovens e adultos fazem primeira etapa de provas para concluir o ensino fundamental

Jovens e adultos paranaenses que não tiveram a oportunidade de concluir os anos finais do ensino fundamental iniciaram nesta quarta-feira (17) uma importante jornada. O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) da Secretaria de Estado da Educação disponibilizou 21 mil vagas em laboratórios com computadores nas escolas estaduais para os interessados em fazer as provas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluir os estudos.

São seis disciplinas com exames contendo 15 questões objetivas. Após a conclusão, o candidato que tirar nota maior ou igual a 6,0 é aprovado e pode solicitar o certificado de conclusão. Nesta quarta-feira foram realizadas as provas de Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa e a redação, que teve como tema a obrigatoriedade do voto em eleições. À tarde são aplicadas as provas de Matemática e Ciências e no período noturno os exames de Educação Física e Arte.

Já as provas de História e Geografia serão no dia 27 de setembro, com a segunda etapa das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física. Os exames são realizados de forma presencial em laboratórios de informática vistoriados e homologados pelas Coordenações Regionais de Tecnologia Educacional e pela Secretaria de Educação do Paraná.

NOVAS OPORTUNIDADES – A conclusão dos estudos amplia as oportunidades no mercado de trabalho e possibilita que o estudante melhore a renda. Esses são os fatores que motivaram a assistente comercial Fabiane Cibeli Azevedo a retomar a conclusão do ensino fundamental. “Minha expectativa é aprender mais, dar continuidade aos estudos e com isso melhorar um pouco minha vida financeira e intelectual”, contou a estudante, que fez as provas no Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA) Paulo Freire, no bairro Rebouças, em Curitiba.

O motorista Tiago Soares interrompeu os estudos aos 13 anos para ajudar complementar a renda familiar. Depois de 17 anos fora de sala de aula ele voltou a estudar. “Se para quem tem estudo já está difícil imagine para quem não tem”, lembrou.

Apesar do nervosismo Tiago garante que o formato online ajuda bastante quem precisa conciliar trabalho e estudo. “Ajuda muito porque é mais prático. Agora tenho uma nova chance para recuperar o tempo perdido e seguir em frente porque o tempo não para”, disse Tiago que também fez os testes no Paulo Freire.

PRÓXIMAS DATAS – A segunda fase dos exames online do ensino fundamental está marcada para 27 de setembro. As inscrições devem ser feitas de 5 a 14 de setembro.

Já as avaliações para a conclusão do ensino médio acontecem nos dias 19 de outubro e 22 de novembro. Os interessados devem fazer as inscrições de 29 de setembro a 6 de outubro e de 31 de outubro e 9 de novembro, respectivamente.

Outras informações no Departamento de Educação de Jovens e Adultos pelo telefone (41) 3340-1715.

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

sampaio

Leave a Reply