A Receita Estadual anunciou que nesta semana haverá fiscalização em Paranavaí para verificar a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O principal objetivo é estimular os motoristas a acertarem as pendências de 2015 e anos anteriores. Aproximadamente 25% dos donos de veículos emplacados na cidade estão inadimplentes.
De acordo com Rosa Fátima dos Santos, auditora fiscal da ReceitaEstadual de Maringá, a ação terá apoio da Polícia Militar e da equipe da Diretoria de Trânsito (Ditran). Ainda não foram confirmadas informações sobre dia, horário e local da fiscalização, mas existe a possibilidade de que ocorra mais de uma vez.
Basicamente, a ideia é parar os veículos e fazer uma consulta online sobre o pagamento do IPVA a partir das informações da placa. Se houver débitos pendentes, o automóvel ficará retido até que o motorista pague.
Rosa informou que três agências bancárias – Bradesco, Itaú e Banco do Brasil – e uma cooperativa de crédito – Sicredi – estão credenciadas para receber IPVA. Quem não quiser ficar com o carro retido, poderá ir até uma dessas empresas para quitar as dívidas.
Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Estadual (www.fazenda.pr.gov.br) e preencher os campos que solicitam o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a imagem de controle. A página abrirá o histórico de pendências e oferecerá opções para imprimir as guias de recolhimento.
O proprietário do veículo com IPVA atrasado poderá escolher pagar à vista ou dividir o valor total em até cinco vezes. Se a preferência for pelo pagamento a prazo, é preciso ter quitado a primeira parcela para não ter o automóvel retido durante a fiscalização. Vale destacar que a impressão das guias de recolhimento deverá ser feita mês a mês.
Números da Receita Estadual indicam que em novembro de 2015, eram 41.595 veículos emplacados em Paranavaí. Desse total, aproximadamente 10.400 estavam com pendências no pagamento do IPVA.
NA REGIÃO – Rosa Fátima dos Santos afirmou que o trabalho de fiscalização no Noroeste do Paraná terá início em Paranavaí e poderá se estender para toda a região, por isso, a orientação é que os motoristas das cidades vizinhas também façam o pagamento do IPVA em atraso.