Guarulhos fica fora de trecho prioritário da Linha 14

A Linha 14-Ônix do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), parte do projeto de expansão do transporte público em São Paulo, passa por mudanças significativas antes do leilão marcado para fevereiro de 2026. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo paulista anunciou que a linha não incluirá mais o trecho que passaria pela cidade de Guarulhos, que estava previsto para ser finalizado em fases entre 2032 e 2035.

Atualmente, o traçado confirmado da Linha 14-Ônix vai da Estação ABC, em Santo André, até a Estação Hospital Jardim Helena, na capital paulista. De acordo com os primeiros documentos disponíveis, essa nova linha tem como objetivo facilitar a conexão dos passageiros do Grande ABC, principalmente Santo André, com a zona Leste de São Paulo, próxima à divisa com Guarulhos. O projeto original previa ainda três estações em Guarulhos: Sacramento, Pimentas e Bonsucesso, que seriam incluídas, juntamente com uma extensão da Linha 13-Jade, que serve o Aeroporto Internacional.

Com essas mudanças, a futura Linha 14-Ônix terá trechos opcionais a serem analisados posteriormente. Em Santo André, a proposta inicial incluía ainda mais cinco estações, além da Estação ABC. As novas paradas seriam localizadas no Estádio (perto do Estádio Bruno Daniel), Miguel Couto, Macedo Soares, Vila Luzita e Jardim Irene. Apesar do plano inicial de usar trens pesados, a Linha 14-Ônix agora contará com um novo sistema de transporte. Espera-se que, ao todo, a linha consiga transportar cerca de 188 mil passageiros diariamente.

As linhas 14-Ônix e 10-Turquesa serão integradas na Estação ABC, que ficará próxima à antiga Parada Pirelli, em uma área entre as estações Celso Daniel-Santo André e Capuava, em Mauá. Ambas as linhas estarão sob a responsabilidade de uma concessionária que vencer o leilão, com um contrato de 31 anos. O governo paulista planeja que, ao todo, cerca de 843 mil usuários sejam atendidos diariamente por esses dois sistemas, sendo 655 mil apenas na atual linha que conecta Rio Grande da Serra a Palmeiras-Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo.

Em relação ao andamento do projeto, a SPI informou que continua estudando as propostas relacionadas ao traçado e ao sistema da Linha 14-Ônix. Existe a possibilidade de que novas sugestões sejam adicionadas à versão final do edital antes do leilão.

A Linha 14-Ônix será implementada em três etapas diferentes. A primeira fase, que deve ser inaugurada em 2032, vai conectar a Estação ABC até Jardim Itápolis, na capital. A segunda fase incluirá mais quatro paradas até a Estação A. E. Carvalho, no bairro Cidade Antônio Estevão de Carvalho, com entrega prevista para 2033. A fase final, que vai até o Hospital Jardim Helena, está agendada para 2035.

Em Santo André, a linha será composta por quatro estações de VLT, sendo a Estação ABC a única com via elevada. Um trecho subterrâneo está previsto para a parada no Jardim Sorocaba, enquanto outras duas paradas serão ao nível do solo: Hospital da Mulher-Cidade dos Meninos e Parque Oratório-Nevada. O projeto contempla 39 composições com intervalos de aproximadamente 4,5 minutos durante horários de pico.

você pode gostar também