Reprodução

Grupo de elite do sistema prisional ganha base própria em Maringá

O grupo de elite do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), que atua em situações de crise nas unidades prisionais e cadeia públicas nas regiões de Maringá e Cruzeiro do Oeste, terá uma sede própria. O novo espaço será inaugurado nesta quinta-feira (17), em Maringá.

A solenidade ocorrerá nas dependências da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), onde será instalada a base do grupo. O evento contará com a presença do diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, representantes do Judiciário, entidades civis, município e demais autoridades locais.

O grupo SOE (Setor de Operações Especiais) é uma unidade especializada, que atua como primeiro interventor em situações de crise no sistema prisional. No Paraná está presente nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Maringá. Em Cascavel uma base está em fase de implantação.

MARINGÁ – Composta por uma equipe de 26 agentes penitenciários, o grupo SOE Maringá já atua nas penitenciárias e cadeias da região há quase um ano com bons resultados.

“Desde dezembro de 2015 o grupo já realizou 36 missões, onde foram apreendidos centenas de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos. Sobretudo, trabalhamos impedindo a ocorrência de rebeliões, intervindo para restabelecer a normalidade nas cadeias, realizando a segurança preventiva e preservando a vida”, explica o chefe do grupo SOE Maringá, Luciano Brito.

Para integrar o grupo, os profissionais passam por capacitação específica em curso de intervenção tático-prisional. Dentre as atividades ministradas estão uso de armas não letais – munição de impacto controlado e dispositivo elétrico incapacitante, com o objetivo de conter a crise sem provocar danos à saúde ou risco de vida de quem está sendo contido.

Data: 17/11 (quinta-feira)

Horário: 14h30

Local: Penitenciária Estadual de Maringá (PEM)

Endereço: Estrada Velha para Paiçandu – Gleba Ribeirão Colombo, divisa com o Município de Paiçandu s/n – Maringá – Paraná

Fonte: assessoria de imprensa do Depen

 

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*