Durante seu pronunciamento, Maurício Gehlen anunciou a instalação de um Centro Dia do Idoso no município

Fundador do Observatório Social foi homenageado pela Câmara de Tamboara

Fundador do Observatório Social de Paranavaí, que instalou um núcleo no município de Tamboara para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, analisar a legalidade das licitações e dar transparência às ações do poder público, o industrial Maurício Gehlen foi homenageado na noite de segunda-feira (11) pelos vereadores tamboarenses em sessão solene da Câmara Municipal.

De acordo com o vereador Paulo Cesar dos Reis, autor do projeto que concedeu a Moção de Aplauso ao industrial, a homenagem deve-se pelo trabalho que o Observatório Social vem realizando em Tamboara, permitindo uma economia significativa aos cofres públicos, e também pelo seu espírito magnânimo que através do Instituto Maurício Gehlen, implantou em Paranavaí um Centro Dia do Idoso e está em fase de implantação um centro de convivência também para idosos.

Por sua vez, ao se pronunciar durante a sessão, Maurício Gehlen anunciou que vai implantar em Tamboara um Centro Dia do Idoso e, “que sabe, um centro de convivência”. Explicou que isto não é pela homenagem, “mas por tudo que Tamboara já me deu. Aqui está nossa empresa, daqui tiro meu sustento e da minha família e se hoje posso fazer algo por alguém é graças ao meu trabalho aqui”. Além disso, explicou o homenageado, “muito do que faço, devo aos meus companheiros de trabalho e moram aqui e se dedicam e se comprometem com a empresa e nossas causas sociais”.

A SESSÃO – A sessão solene teve início com a posição do plenário. Os vereadores Paulo Cesar dos Reis e Vagner Eduardo Garcia conduziram o homenageado até o seu lugar de honra. O prefeito Luiz Rogério Gimenez também participou do ato.

Ao abrir a sessão, o presidente do Legislativo, vereador Claiton Martins Garrito declarou que a Moção de Aplauso ao industrial se deve “pelos relevantes serviços prestados ao município” e que é “para fazer justiça e reconhecendo a participação, empenho, dedicação e trabalho realizado em prol da comunidade”.

Após a leitura do currículo do homenageado, o vereador Paulo Cesar dos Reis fez a entrega da Moção de Aplauso e seguida saudou o homegeado em nome do Poder Legislativo.

Reis disse que a moção foi uma maneira de expressar o reconhecimento e a gratidão ao homenageado “pelo seu dinamismo, disposição e iniciativas voltadas ao desenvolvimento social”. Citou que o Observatório Social ajudou a Câmara Municipal a economizar mais de R$ 280 mil em três anos, dinheiro que foi investido em obras em favor da população. O vereador justificou a homenagem, ainda, citando, “o lado mais valoroso do homenageado, que é o de pensar no próximo”.

O vereador Reis lembrou que muitos ajudam ao próximo, mas só uns poucos abrem mão de seu patrimônio em favor de outras pessoas (ao fundar o Instituto, Maurício, sua esposa e filhos concordaram que a herança ficará para a instituição). “Grandeza que poucos tem coragem e hombridade para fazê-lo, diante de uma sociedade cada vez mais apegada a bens materiais”, enfatizou, lembrando que a Moção também não tem valor material, “mas sim de um valor sentimental que expressa seu valor perante toda a comunidade.

COMPOSTELA – Paulo César dos Reis encerrou seu pronunciamento lendo o último capítulo do livro “Lições de Compostela” em que Maurício relara a percurso de mais de 800 quilômetros pelos Caminhos de Santiago de Compostela. No capítulo o homenageado lembra o seguinte: “Ficou claro para mim que podemos ter um mundo melhor. Para isso basta que cada um de nós se comprometa a melhorar o que está a sua volta e independente da religião que professe ou na sua crença peça a este Ser Maior que guia o mundo que nos aponte os caminhos da fraternidade, assim como as vieiras apontam para os caminhos de Compostela”.

Por sua vez, o prefeito Rogério Gimenez parabenizou os vereadores pela iniciativa de prestar a homenagem e manifestou admiração pelo homenageado, pelo seu trabalho, companheirismo e a atenção que dispensa a todos. “Ele só nos dá bons exemplos”, destacou Gimenez.

Para qualificar Maurício Gehlen, o prefeito leu um texto que trata da compaixão, em referência ao trabalho social do homenageado: “ter compaixão é agir naturalmente em benefício de alguém, sem pensar em retorno próprio. É um sentimento idôneo, que nasce da alma e que tem a capacidade de salvar vidas, de renovar esperanças, de devolver um sorriso à quem já tinha desistido de viver”.

No seu pronunciamento, Gehlen destacou o trabalho da comunidade e seu espírito voluntário. Elogiou a atuação de seus companheiro, a maioria residente em Tamboara que doam horas de trabalho em serviço voluntário. Também destacou a participação de sua família, a esposa Márcia, e os filhos Tatiane e Pedro Henrique, para quem, “mais importante que ter é ser”, o que viabilizou a criação do Instituto Maurício Gehlen.

Sobre o trabalho do Observatório Social no município, citou que a Prefeitura e a Câmara deram exemplo de parceria com a instituição, que redundou em economia e,por conseqüência, sobrou dinheiro para investir na qualidade de vida da população. “O Prefeito Rogério e os vereadores mostraram inteligência nesta parceria com o Observatório Social, que está permitindo mudanças no município, principalmente neste momento difícil que o país está atravessando.

SONHO – Referindo-se ao trabalho social, o industrial disse que a implantação do Centro Dia do Idoso, em Paranavaí, foi uma forma de demonstrar que ér possível realizar quando se tem o apoio de companheiros, muitos anônimos. “Mas todos sabem que meu sonho maior é o centro de convivência para atender 200 a 300 idosos. E voltarei ao Japão em maio para conhecer melhor como funcionam estas instituições lá, que é referência no atendimento ao idoso.

E anunciou, em seguida, que espera “para breve” instalar em Tamboára, um Centro Dia do Idoso. “Será o nosso legado para esta cidade que tem tantos voluntários”.

Ao encerrar a sessão, o presidente Claiton Garrito disse que “Maurício é gaúcho de nascimento, mas um tamboarense de coração”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

parceiros 01

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*