Festival Monteiro Lobato congrega alunos dos 5ºs anos na troca de conhecimento, experiências e criatividade

O anfiteatro da Casa da Criança ficou lotado nesta terça-feira (24) com a realização da 19ª edição do Festival Monteiro Lobato, projeto de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). As apresentações reuniram 962 estudantes dos 5ºs anos e 87 professores de 21 escolas municipais e particulares de Paranavaí, que apresentaram músicas, esquetes teatrais e declamaram contos – todas adaptações de obras do escritor infantil mais importante do Brasil que empresta o nome ao festival.

Para a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa e artes da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto, Rozemara Clariano Silva, o Festival Monteiro Lobato já é um projeto consolidado e de resultados positivos na rede de Educação. “Já são 19 anos que as escolas de Paranavaí participam deste Festival. O Monteiro Lobato é um Projeto de Lei Municipal, e tem congregado os alunos dos 5ºs anos nesta troca de conhecimento, de experiências, de criatividade. Para os professores é um desafio levar o conteúdo do escritor para a sala de aula de maneira interessante e divertida, e o Festival contribui muito para isto, incentivando a leitura, a expressão da imaginação, a desenvoltura dos alunos. É um projeto bastante trabalhoso (são quatro meses de atividades), mas o resultado vale a pena”.

“A leitura é o passaporte para o futuro. As pessoas que lêem bastante, com certeza falam melhor, escrevem melhor, e certamente terão muito sucesso na vida adulta. E este gosto pela leitura começa ainda nesta idade, quando ainda crianças. Hoje é apenas o fechamento deste projeto. Foram quatro meses de muito trabalho, de produção de textos, de materiais, de empenho dos quase mil alunos envolvidos e também da equipe pedagógica das escolas. Só temos a agradecer a todos os professores, diretores, orientadores, supervisores, estagiários, todos os envolvidos neste projeto para que ele tenha sempre tanto sucesso. A presença dos pais nas apresentações faz muita diferença para os alunos, já que eles se preparam, estudam, ensaiam, e para eles é um prazer poder mostrar tudo que estão aprendendo”, destacou a secretária de Educação do Municipal.

Além das apresentações, os pais e o público que foi até a Casa da Criança pôde prestigiar uma exposição com trabalhos de arte e textos produzidos por alunos participantes do projeto.

Mais fotos

gd_240516112436_festival_monteiro_lobato_3_jpg gd_240516112436_festival_monteiro_lobato_4_jpg gd_240516112436_festival_monteiro_lobato_8_jpg (1) gd_240516112436_festival_monteiro_lobato_9_jpg

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

aa

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*