Para agilizar a aplicação das vacinas contra Influenza em Paranavaí, a Secretaria Municipal de Saúde optou por descentralizar a aplicação das doses. A partir desta terça-feira, dia 5 de abril, além do Centro de Eventos o município está disponibilizando sete salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para serem pontos de aplicação das doses contra Influenza nesta semana.
SEGUE APÓS A PUBLICIDADE
As salas de vacina das UBS Jaraguá, Coloninha, Três Conjuntos, Zona Leste, Ouro Branco e Campo Belo estarão abertas do dia 5 ao dia 8 (terça a sexta-feira) para a vacinação contra Influenza. Já a sala de vacina da UBS Graciosa estará aplicando as doses da vacina do dia 5 até o dia 7 (terça quinta-feira). Nas salas de vacina, a aplicação das doses acontece das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h.
A vacinação contra Influenza também continua normalmente no Centro de Eventos, em paralelo à vacinação contra Covid-19. Lembrando que no Centro de Eventos, a aplicação das doses é de segunda a sábado, das 8h às 13h.
Campanha – Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, podem receber as doses da vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários dos idosos a partir de 60 anos e dos profissionais de saúde.
Para receber a dose da vacina contra Influenza, basta apresentar o Cartão de Vacina, Cartão SUS e CPF. Segundo a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Barbaço, “para adultos, não é necessário aguardar nenhum intervalo entre a aplicação das doses da vacina contra Covid e Influenza. Por isso, se a pessoa quiser ir até o Centro de Eventos neste sábado e tomar a dose contra Covid e a dose contra Influenza juntas, não há nenhuma contraindicação”.
SEGUE APÓS A PUBLICIDADE
A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí